Princípios ativos do creme hidratante e suas funções

Entenda como cada princípio ativo age na pele
princípio ativo hidratante

foto: iStock/© Olezzo

O VilaMulher sempre procura reforçar a importância de uma pele hidratada e o quanto o creme hidratante é protagonista nessa ação. Mas para obter um melhor aproveitamento do seu creme, também é recomendável conhecer um pouco das características dele.


Um creme hidratante pode conter vários princípios ativos, que são substâncias específicas em promover determinado benefício para a pele. Quer conhecer os principais? Confira:

Aloe Vera - Restabelece o equilíbrio fisiológico, tem ação regeneradora, tônica e emoliente. Age como adstringente regulando a secreção sebácea e evitando a oleosidade excessiva. 

Calêndula - o extrato de calêndula é um excelente cicatrizante e antiinflamatório, recomendado para as preparações anti-acne.

Manteiga de Karité - rica em antioxidantes naturais, ela confere um toque suave e não oleoso à pele. É extraída de uma palma chamada Karité, com grande poder emoliente e hidratante.

Ureia - age na retenção de umidade. Em altas concentrações (20 a 40%) tem ação esfoliante.

Aveia - O extrato de aveia atua como importante remineralizante e restaurador da pele danificada.

Algas Marinhas - Possui ação amaciante, emoliente, dermoprotetora, anti-seborréica, estimulante das células cutâneas, revitalizante da pele.

D-Pantenol (Pró-vitamina B5) - Possui ação hidratante, umectante, auxilia na cicatrização. 

Vitamina E - Possui ação umectante, antioxidante e retarda o envelhecimento da pele. 

Gostou? Então veja aqui dicas da dermatologista Irina Afonso para te ajudar a hidratar a pele e deixa-la sempre lisinha:

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: hidratação cuidados com a pele