Prepare a sua pele para o inverno

Prepare a sua pele para o inverno

A estação mais fria do ano pode causar prejuízos à nossa pele. As baixas temperaturas e o vento podem potencializar a pré-disposição a rachaduras. Sem contar que costumamos beber menos água no inverno. Por isso, esfoliar e hidratar bem a pele pode ajudar a minimizar os danos da estação.

Os mais comuns tipos de pele são: normal, oleosa, seca e mista. Segundo a esteticista Eva Litvak Vaie, sócia-proprietária da Clinica de Beleza que leva o seu nome, há exames de detectam qual é o seu tipo de pele. "Devemos levar em conta a cor e a espessura da pele, produção aumentada ou diminuída de sebo, grau de hidratação, linhas superficiais, reações alérgicas", revela a esteticista. Isso pode ser feito com o auxílio de uma lupa ou a olho nu.

Nos dias mais frios é fundamental usar cremes para o corpo. "Os hidratantes funcionam como uma barreira contra a evaporação", explica Eva. Alguns são capazes de aumentar a elasticidade da pele e até combater a ação de radicais livres. "Contamos com produtos com propriedades calmantes, hidratantes, suavizantes e cicatrizantes para proteger a pele e acalmá-la de possíveis desconfortos causados por procedimentos estéticos", completa a esteticista. Também não deixe de usar, mesmo em dias frios, um bom protetor solar.

Muitos produtos para a pele são produzidos sem acréscimo de álcool, corantes e fragrância. Esses componentes desnecessários à fórmula podem provocar irritação na pele. A esteticista afirma que betaglucanicos de algas marinhas, extratos de camomila, hamamelis, sálvia e menta são bastante usados em cosméticos. "Cabe ao profissional avaliar o melhor produto para cada tipo de pele", garante Eva Vaie.

A hidratação tem como função repor substâncias perdidas e auxiliar a pele na retenção de líquidos. Isso faz com que manchas e rugas demorem mais a aparecer, além de combater o envelhecimento precoce. A esteticista ressalta que usar cosméticos não basta: "É importante também a ingestão de 1,5 a 2,0 litros de água por dia, fazer exercícios regularmente, não fumar e manter uma dieta saudável". Fatores externos como poluição, vento, ar condicionado, sol e luz também deixam a derme desprotegida.

A esfoliação é uma parte importante no cuidado com a pele. Ela pode ser feita em casa, três vezes por semana, no máximo. A esteticista recomenda que façamos um procedimento profissional no fim do verão. "Isso prepara a pele para o inverno, quando devemos hidratá-la com frequência", explica Eva. Esta esfoliação retira as células mortas, deixa a pele mais fina e a preparada para receber os cosméticos.

A esteticista aproveita para listar alguns dos cuidados mais importantes durante o inverno: "É indispensável ingerir muita água, pois nenhum cosmético tem o poder de repor este nutriente da pele. Coma também mais frutas e hortaliças". Outras dicas são evitar banhos muito quentes e utilizar sabonetes que tenham substâncias hidratantes e calmantes.


Para quem deseja um tratamento estético profissional Eva recomenda sessões de peelings químicos. "São excelentes alternativas para deixar a pele jovem e hidratada, melhorando a textura, clareando manchas, amenizando as rugas finas, e estimulando a renovação do colágeno", garante.

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente