Pós-páscoa: cuidado com os exageros

Pós Páscoa cuidado com os exageros

Um dia após a Páscoa e da troca de ovos de chocolate a casa está cheia de doces e você provavelmente já comeu uma quantidade maior do que deveria. Mas é bom lembrar que consumir sem controle, além de engordar, pode causar alguns danos à pele, como o surgimento de problemas como acne.

Apesar de ter uma incidência maior na adolescência, devido o nível elevado de hormônios que provocam o aparecimento de espinhas e cravos, se exagerar no consumo de alimentos como chocolate, ninguém escapa do problema, nem mesmo as crianças.

O esteticista e cosmetólogo Orlando Sanches, da Clínica Pós-OP - Sistema de Pós-Operatório Especializado (SP) explica que as espinhas podem dar origem às marcas e cicatrizes e alerta para um problema bastante comum de as pessoas não resistirem ao desejo de espremê-las. "Isso jamais deve ser feito, pois a pele ficará com marcas muito salientes e também não se deve partir para a automedicação", afirma.

O ideal, de acordo com a nutricionista Karla Conolly, do Hospital Jayme da Fonte, é ingerir o chocolate de forma moderada e ocasional. Como uma barra por semana, por exemplo.

"Coma o chocolate no lugar da sobremesa e evite ingeri-lo antes das refeições, pois ele pode reduzir o apetite e fazer com sejam deixados de lado alimentos importantes para uma refeição equilibrada", explica. Prefira chocolate ao leite ou meio amargo. O chocolate branco é feito com manteiga de cacau e, por isso, mais calórico", completa. Outra dica é não consumir o chocolate a noite, ele é estimulante e pode atrapalhar o sono.

Entre os efeitos negativos do consumo exagerado da guloseima podem ainda ser encontrados o aparecimento de pedras nos rins, dores de cabeça, alergias, cárie dentária e até a exacerbação da tensão pré-menstrual. Esses males podem se apresentar de formas diferentes em cada organismo, bem como variar conforme a quantidade ingerida.


Mas é claro que o chocolate não faz só mal. Entre os pontos positivos, o chocolate transmite sensação de prazer, promove o bem-estar e alivia a tensão do dia a dia. Além disso é uma boa fonte de energia, pois possui alto nível calórico - dependendo da proporção de manteiga de cacau, açúcar ou leite, cada 100g do produto podem conter de 350 a 500 calorias.

Por Larissa Alvarez

Comente