Por que ficamos bronzeadas? Entenda!

O bronzeamento é uma forma de defesa desencadeada pela pele
bronzeamento

foto reprodução: Tumblr

Verão é uma das épocas mais amadas por algumas mulheres justamente porque esse é momento pra pegarmos aquele bronze! A pele bronzeada pra muitos é sinônimo de beleza, saúde e sensualidade.

Mas você já parou pra pensar o por quê essa cor tão desejada que buscamos adquirir no verão acontece sob o efeito do sol? A ciência explica!

O bronzeamento nada mais é que um mecanismo de defesa do nosso corpo diante da queimadura solar. Curioso, né?

Isso porque a radiação solar é uma agressão ao nosso corpo. E qualquer agressão à pele desencadeia uma reação do organismo através da produção de mais melanina. Ela se oxida ao entrar em contato prolongado com a radiação solar.

Sendo assim, essa é uma forma de evitar os danos causados pela radiação e acaba dando à pele essa coloração mais escura que tanta gente adora.

E os danos causados são muitos, como manchas indesejadas, que surgem em consequência juntamente com o bronzeamento, até problemas mais graves, como o câncer de pele.

Mas apesar de ser uma mecanismo de defesa, o bronzeamento também acaba antecedendo o envelhecimento da pele. É por isso que o bronzeamento, em si, não é considerado algo saudável.

Mas quem não abre mão da corzinha de praia, o ideal é tomar sol aos pouquinhos, sem deixar de usar protetor solar. Ao contrário do que muitos pensam, o filtro solar protege contra as queimaduras, mas não evita o bronze. Muito pelo contrário, ele ameniza os danos de um mal bronzeamento e ainda resulta numa pele de bronzeamento mais bonito e uniforme, sem contar que um pouco mais saudável.


Outra dica é apostar no consumo de alimentos com betacaroteno, que geralmente são mais alaranjados e avermelhados, e ajudam a prolongar o bronzeado.

Gostou? Então veja aqui dicas da dermatologista Irina Afonso para te ajudar a hidratar a pele nos dias de verão:

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: bronzeamento cuidados com a pele