Pele seca ou oleosa: como cuidar?

Manual da pele seca e oleosa

Foto: Dreamstime

A pele seca, além da influência genética, pode ser resultado de fatores externos como o ar condicionado, lavagem excessiva do rosto, banho quente, tempo seco e frio extremo. Principalmente no inverno, a falta do suor contribui para deixar a pele ainda mais seca. Nos casos extremos podemos perceber a escamação da pele e até vermelhidão e coceira.

"A dica principal para amenizar a pele seca é abusar do hidratante com extratos de vitaminas E, A e C. Evite banhos longos e água muito quente. Aposte nos sabonetes menos abrasivos e com hidratantes na fórmula. No rosto, tenha um sabonete específico", conta a dermatologista da Clínica Dicorp, Irene Dantas.

Ainda segundo Irene, "o bloqueador solar deve ser usado diariamente, independentemente do dia ensolarado ou não. Aposte naqueles hidratantes especiais para o rosto ou então a base com protetor solar que age de forma homogenia ao usar a maquiagem", explica.

Maquiar uma pele seca acaba fechando os poros, deixando mais ressecada e com escamas. Raphaella Bahia, maquiadora e visagista da Clínica Longevitá, explica qual é a melhor maquiagem para esse tipo de pele. "Uma pele seca deve receber produtos que não sejam em pó, o ideal é que seja cremoso, assim não resseca a pele e não terá escamação".

Oleosa

A pele oleosa é outro mal na vida de muitas pessoas, principalmente entre as mulheres, afinal ninguém gosta de andar pelas ruas com um rosto com aparência brilhante e úmida, parecendo que está constantemente suando.

Um dos fatores desse excesso de brilho também é a herança genética, mas o estresse, os maus hábitos de alimentação, o excesso de sol e as alterações hormonais também podem colaborar para a oleosidade da pele. Mas não há motivos para o desespero, nossos experts dão dicas de como manter a pele limpa e livre do brilho excessivo.

1. Higienização da pele

"Na hora de levar o rosto, opte por um sabonete facial neutro próprio para o rosto e para remover a oleosidade da pele. O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, uma vez pela manhã e outra à noite. Muitas pessoas acham que lavar o rosto diversas vezes por dia faz com que a oleosidade diminua, mas na verdade, quanto mais se lava o rosto, maior é a produção de sebo, que deixa o rosto ainda mais oleoso", explica Jussara Diz, esteticista do Espaço Lavanda.

2. Hidratação da pele

"Mulheres com pele oleosa devem evitar ao máximo passar cremes hidratantes no rosto, mas isso não significa ter que deixar de se hidratar. É importante dar preferência a produtos à base de gel não oleosos e livres de óleo. Este tipo de produto irá repor a nutrição da pele, além de evitar a perda de água e colaborar para a não obstrução dos poros", alerta Jussara.

3. Tonificação

"Fazer uma limpeza no rosto com uma loção tônica é fundamental para regular os poros dilatados e equilibrar o PH da pele, que quando em excesso, deixa a pele brilhosa. O ideal é escolher uma loção com baixa quantidade de álcool para inibir a oleosidade da pele", revela Jussara Diz, esteticista do Espaço Lavanda.


"Para proteger a pele dos raios UVA/UVB o ideal é preferir protetores solares à base de gel. É fundamental usar o produto todos os dias, mesmo em dias fios, para evitar o envelhecimento precoce da pele", finaliza Jussara.

Por Jessica Moraes

Comente