Pele seca - menos banho quente e mais hidratação

hidrataçãopeleseca

Além de provocar sintomas muito desagradáveis como coceira, vermelhidão e muita descamação, por exemplo, a pele seca ainda favorece o envelhecimento e adquire uma aparência opaca e sem vida. Antigamente, somente as mulheres mais velhas eram afetadas, mas, hoje em dia, a pele seca não escolhe mais sexo e nem idade para atacar. Isso pode ser explicado, não apenas pelos fatores genéticos, mas também pelos maus hábitos alimentares e pelo excesso de banhos. Confira abaixo, de maneira fácil e prática, as principais causas e os tratamentos mais eficientes para quem sofre deste mal.

Banho, Chuveiro e Banheira: Não importa como seja seu banho, ele contém a combinação perfeita de fatores para agravar os sintomas da pele seca e deixá-la ainda mais ressecada. A combinação de água quente e sabonete e, às vezes a bucha, removem toda hidratação natural da pele e, não apenas a hidratação superficial, mas também removem as ceramidas, que se localizam nas camadas mais profundas da epiderme. Temos que lembrar que os sabonetes são agentes detergentes e desengordurantes e, por isso, além de remover a sujeira, também irá remover a gordura boa da pele, ou seja, as preciosas ceramidas, que servem como agentes de barreira e de hidratação profunda para nossa pele e nosso corpo.

Sol e Luz Artificial: Principalmente o sol, mas também as luzes artificiais são capazes de agravar a pele seca. A radiação ultravioleta emitida pelo sol, mas também a chamada "luz azul", emitida pelas lâmpadas artificiais, gera uma quantidade enorme de radicais livres na pele que, assim como os sabonetes, destroem a camada de hidratação natural da pele e as ceramidas que são responsáveis por sua hidratação mais profunda.

Ar Condicionado: As pessoas que trabalham em ambientes refrigerados já notaram que ao longo do tempo a pele se torna mais e mais seca e isso é devido ao próprio processo de climatização do ar que para resfriá-lo e remove toda a sua umidade. Assim o ar refrigerado se torna excessivamente seco e também agrava os sinais de ressecamento também da pele. Uma alternativa é instalar um aparelho umidificador em conjunto.

Frio e Vento: Também nos dias de inverno e ventos é possível notar como nossa pele fica mais áspera e ressecada. O frio inibe o funcionamento das glândulas sebáceas e sudoríparas responsáveis por secretar substâncias que mantém a pele hidratada ao longo do dia.

Alimentação pobre em ômegas: A cada dia que passa nossa alimentação está mais rica em gorduras ruins e pobres nas gorduras boas. As gorduras boas que precisamos são o ômega-6, que vem do óleo da oliva, responsáveis pela fabricação de novas ceramidas na pele, e o ômega-3 que vem do salmão e do caviar e que atuam como protetores biológicos da nossa própria camada natural de hidratação.

Dicas para manter a pele seca bem hidratada:

1 - Manteiga de Karitè pós-banho: Após o banho é a hora em que a pele mais precisa de hidratação. Após se enxugar, capriche na aplicação de um bom creme que seja rico em manteigas e óleos vegetais, principalmente a manteiga de karitè, que já contém os ômegas-3 e 6.

2 - Progeja-se do sol: Evite se expor ao sol por mais de 30 minutos diários e nunca deixe de aplicar um bom fotoprotetor com FPS mínimo de 30 e PPD mínimo de 10. E no pós-sol o mesmo creme com manteiga de karité também está valendo.

3- Aumente o óleo de oliva: Além de não engordar, o óleo de oliva extra-virgem ajuda a repor todo ômega-6 que a pele precisa para fabricar as ceramidas. E ele atua melhor se for ingerido cru, sempre colocado sobre os alimentos já cozidos. Se você tem pele seca o ideal são 3 colheres de sopa no almoço e no jantar.


4- Experimente o Caviar: Chegaram ao Brasil as cápsulas de caviar que, assim como o salmão, são fontes riquíssimas de ômega-3 que hidratam a pele de dentro para fora e ainda a protegem contra a inflamação e o envelhecimento precoce. Se você não pode ou não quer cozinhar o salmão todos os dias procure nas farmácias as cápsulas de caviar que possuem uma dosagem de ômega-3 ainda maior que o peixe in natura.

Professor Maurício Pupo - cosmetólogo, presidente do IPUPO Pós-Graduações e coordenador científico da Pós-Graduação e MBA em Cosmetologia do IPUPO. Editor Chefe da CI Cosmetic Ingredients Magazine. Mais sobre o autor em: http://www.ipupo.com.br

Comente