Pele oleosa também precisa de hidratação

Pele oleosa também precisa de hidratação

Foto: Westend61/Corbis

As donas de pele oleosa que passam longe dos hidratantes correm sério risco de produzir ainda mais oleosidade na pele. A falta de hidratação pode aumentar a produção de óleo e causar o efeito contrário do que você deseja. Sabia disso?


Tudo bem que ela não é a única vilã. Fatores genéticos, alterações hormonais, excesso de sol, variações climáticas, estresse e alimentação inadequada influenciam no aumento da atividade das glândulas sebáceas, as responsáveis pela fabricação de sebo na pele. E quer saber: entre 80% e 90% das moças têm a pele oleosa.

Quando a pele recebe tratamento adequado, forma uma camada que a protege contra agressões externas, como frio, vento e poluição, e evita que ela tenha que produzir desnecessariamente a oleosidade que faria essa função. Ou seja, você repõe a água e ainda dá um descanso a sua pele!

Por isso, mulheres, busquem o hidratante ideal para a sua pele. O mercado está repleto de opções em loção, gel, fluído e cremes sem óleo na formulação. Na dúvida, vale sempre consultar um dermatologista para evitar compras a mais e que não resolverão o problema. Produtos com ácidos na composição, que ajudam a controlar a oleosidade, por exemplo, devem ser indicados de preferência por especialistas.

"É importante sempre usar sabonetes neutros ou formulados especialmente para sua pele, com bactericista e anti-sépticos. Produtos adstringentes, sem álcool na fórmula, para fechar os poros e equilibrar o pH, acalma e refresca a pele", aconselha a dermatologista, Denise Steiner.

Alguns hidratantes possuem filtros anti Uva-B em sua composição, que ajudam a retardar o envelhecimento, além de proteger contra os danos causados pelo sol. Caso seu hidratante não tenha filtro solar, é importante utilizar um protetor em forma de gel.

E na hora da maquiagem?

Quem tem pele oleosa sabe o quanto passar a maquiagem pode ser um fracasso. O corretivo errado não fixa na pele, você começa a ficar irritada e a combinação do suor com a oleosidade prejudica ainda mais. O truque para uniformizar a pele é usar pós-faciais e compactos, que ressecam a pele e obstruem os poros. Passe longe de bases densas que só obstruem os poros, acentuando a oleosidade e causando até acne.

E oleosas, nada de dormirem maquiadas. Embora a recomendação valha para qualquer tipo de pele, quem tem tendência de tê-la mais brilhante, antes de se deitar é fundamental que retire a maquiagem com demaquilante sem álcool. E não se esqueça de sempre usar sabonetes neutros ou formulados especialmente para sua pele, com bactericista e antissépticos.

Tire todas as suas dúvidas sobre depilação. Confira a conversa da blogueira Juliana Goes com a dermatologista Irina Afonso sobre remoção de pelos:  

Por Natália Farah

Comente