Os prós e contras dos métodos de depilação

Cera, lâmina, creme, aparelhos elétricos ou laser. Quais são os prós e contras?
depilaçãocera

Foto - Shutterstock

Cera, lâmina, creme, aparelhos elétricos ou laser. Estes são os principais métodos disponíveis para depilação. Porém, cada mulher tem sua preferência e dicas na hora de remover pelos.


O que nem todo mundo sabe é que as técnicas devem ser selecionadas com muito critério, levando em consideração as particularidades da pele para não causar nenhum tipo de lesão, como irritações ou encravamento dos pelos, por exemplo.

"O hábito de se depilar faz com que a pele fique sempre macia e hidratada, proporcionando agradável sensação de bem estar e limpeza. Pelos em excesso, além de antiestético, ajudam a estimular a transpiração", comenta a Dra. Daniela Schmidt Pimentel, médica do Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro.

Cada técnica possui prós e contras. Na lista abaixo, é possível comparar as vantagens de cada um:

Cera quente:

Método de tração dos pelos, doloroso, porém menos que o da fria - tempo de um mês em média sem pelos. Pode com o tempo ir afinando e diminuindo o número de pelos, mas quando cresce pode formar foliculite - inflamação na saída do pelo à superfície da pele.

Cera fria:

Segue também o princípio de tração dos pelos, sendo mais doloroso que o anterior. Para quem não suporta o calor da cera quente, esse método é ideal. Pode com o tempo ir afinando e diminuindo o número de pelos, quando cresce pode formar foliculite.

Lâmina:

É uma técnica de corte, bom para pelos finos e claros, indolor, tempo crescimento dois a três dias e dependendo da área depilada, não aumenta nem diminui os pelos, mas ao toque dá sensação de pelos grossos, pois a ponta do pelo não está mais fina e sim cortada e crescendo.

Linha:

O método é barato e remove os pelos de diferentes regiões. Embora não tenha restrições, cabe ao profissional avaliar cada tipo de pele, pois regiões lesionadas não podem ser depiladas.

Apesar da dor da depilação com linha, há ainda o benefício de evitar os riscos de irritações, pelos encravados ou alergias. Os pelos voltam a crescer, em média, após vinte dias.

Creme depilatório:

É o menos invasivo de todos, mas retira o pelo apenas superficialmente. Sua durabilidade é maior quando comparada à lâmina. Não pode ser aplicado em peles irritadas ou com algum tipo de lesão.

Depiladores Elétricos:

Existem os de corte e de tração. O de corte obedecerá ao que acontece com as lâminas e o de tração ao que ocorre na depilação com cera fria.

Saiba tudo sobre depilação! Juliana Goes conversa com a dermatologista Irina Afonso para te explicar mais sobre a remoção dos pelos. Vem ver!  

Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: depilação pêlos