Novidades em proteção solar

Novidades em proteção solar

Foto: Dreamstime

O protetor solar é indispensável não só praia mas também no dia a dia. Além de evitar rugas, o produto protege a pele de manchas escuras (melasmas) e câncer de pele. Mas quais as novidades em proteção solar?

Os produtos mais modernos já trazem no rótulo o grau de PPD (pigments permanent darkening ou Fator de Proteção anti-UVA). O mais recomendável segundo alguns especialistas, é o uso de filtros com, pelo menos, 10 PPD.

A grande novidade nos filtros solares é o toque seco dos novos produtos, que garante proteção efetiva sem deixar a pele oleosa ou brilhante.

Para uma proteção efetiva é preciso esperar 15 minutos antes de vestir roupas ou se expor diretamente ao sol. Produtos com efeito "ice" também podem estimular o uso do filtro solar, já que a sensação "geladinha" refresca a pele.

Na maquiagem boas marcas já oferecem diferentes produtos com proteção solar como bases, pós compactos e batons. A maquiagem com filtro solar é muito útil, pois substitui o uso de loções e cremes com essa função. Lembrando que, para quem vai se expor ao sol na praia, piscina ou praticar esportes ao ar livre, é preciso recorrer a um filtro solar com fator de proteção de FPS 30, no mínimo.

Hoje também há no mercado brasileiro cápsulas com o objetivo de proteger a pele do sol. Elas não devem ser usadas por quem deseja preparar a pele para o bronzeado do verão, mas sim por pessoas que evitam a exposição solar e desejam aumentar a proteção natural da pele. Vale lembrar que o produto não substitui o uso de um bom filtro solar.

Atualmente já existem até roupas com proteção solar: quanto mais fechada a trama do tecido, melhor. No entanto, após suar ou molhar na água, o algodão permite que os raios solares danifiquem a pele.


Por Jessica Moraes

Comente