Nove questões sobre rejuvenescimento das mãos

Nove questões sobre rejuvenescimento das mãos

Foto: Dreamstime

Mãos envelhecidas podem denunciar a falta de cuidados diários, já que esta parte do corpo é bastante vulnerável ao fotoenvelhecimento e às agressões do cotidiano, por exemplo, a utilização de detergentes, sabonetes e o frequente uso de água - fundamentais para a higiene, mas que afetam a pele.

Para entender como acontece a perda do viço e o ressecamento nesta região e como proporcionar rejuvenescimento às mãos, conversamos com a dermatologista Denise Steiner, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

1 - A mão envelhece como qualquer outra parte do corpo?

Sim, a mão envelhece até mais porque está exposta o tempo todo às agressões ambientais. Outro fator que influencia no aspecto das mãos é a perda de gordura que gera flacidez, levando a uma aparência "descarnada" por conta dos sulcos que se formam. Além disso, as mãos tendem a apresentar manchas solares e as senis.

2 - Porque se fala tanto em proteção facial e pouco sobre as mãos?

Não existe um motivo específico. Mas, isso não justifica a falta de cuidados com as mãos, que devem ser diários.

3 - Quais são os cuidados diários que devemos ter para evitar o envelhecimento delas?

Elas requerem cuidados constantes, por isso deve-se aplicar protetor solar durante o dia, usar hidratantes e produtos com antioxidantes e ácidos à noite.

4 - Pessoas que transpiram muito nas mãos devem ter cuidados redobrados? Por quê?

A transpiração deixa a mão molhada e constrange a pessoa em várias situações, mas os cuidados devem ser os mesmos.

5 - Como tratar as manchas causadas pela exposição solar e as que se desenvolvem por conta do próprio envelhecimento?

As manchas podem ser tratadas com laser que emite uma luz que tem afinidade pelo pigmento e destrói o mesmo.

6 - No mercado já existem diversas opções de produtos específicos para as mãos. O que uma pessoa deve observar antes de comprar? Que tipo de ativo estes cosméticos devem conter?

O interessante é que tenham ativos hidratantes como ureia, ácido hialurônico, vitaminas antioxidantes, vitamina C, além de ceramidas, alfahidroxiacidos, como acido glicólico e clareadores, como hidroquinona e ácido kógico. É importante ressaltar que a pessoa deve ter indicação médica para o tratamento ideal.

7- Existe peeling para as mãos? Qual o melhor?

Existem vários peelings para as mãos, porém somente após a avaliação médica do perfil e condições clínicas do paciente é que será indicado o mais adequado para aquela necessidade. O peeling de ácido retinóico é interessante, assim como o de ácido tricloroacético ATA, que apresentam melhora significativa nas manchas e textura da pele.

8- Qual a melhor técnica para suavizar os sulcos nas mãos que aparecem com a idade?

Quando a mão está muito marcada pelos sulcos pode ser feito preenchimento, por meio de agulhas ou cânulas que são introduzidos na pele e liberam a substância que preenchem os espaços marcados. Há várias técnicas de preenchimento. O produto depois de aplicado deve ser bem espalhado e seu resultado pode durar cerca de um ano.

leia também


Um dos preenchedores usados no tratamento de rejuvenescimento das mãos é a hidroxiapatita de cálcio que pode ser introduzida em "bolo" e, depois, massageada a área para espalhar a substância, ou colocá-la através de técnicas de retroinjeção. Há algum grau de dor no local. O produto preenche a região, sendo compatível com as estruturas da pele e estimula o colágeno, melhorando a tonicidade pele das mãos.

Por Jessica Moraes

Comente