Mudanças nos rótulos do protetor solar

Para quem tenta entender o rótulo do protetor solar para sabe o quão difícil é decifrar as informações contidas ali. Se você faz parte desse grupo, agora já pode comemorar. A partir de 2012 algumas normas entrarão em vigor para facilitar a vida de quem quer se proteger.

Quer saber o que vai mudar? De acordo com a nova regra anunciada pelo FDA - Food and Drug Admininstration, órgão responsável pela regularização de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, alguns termos como: `bloqueador solar, à prova d`água ou suor, devem ser excluídos das embalagens de filtro solar.

E não para por aí, os produtos abaixo de fator de proteção solar 15 poderão declarer que auxiliam somente declarar na prevenção de queimaduras solares’, enquanto que os fatores de proteção solar acima de 15 e com amplo espectro de proteção podem declarar que ‘auxiliam na redução ao risco de câncer de pele e envelhecimento precoce, se utilizados de forma adequada e com outras medidas de fotoproteção, como roupas e chapéus’.

Apesar da nova regra valer apenas para os EUA, aqui no Brasil, a Anvisa já declarou por meio de sua assessoria que pretende fazer algumas mudanças na regulamentação a fim de impor regras mais rígidas para comprovar a eficácia dos produtos contra os raios ultravioleta.

Por Pala Perdiz

Comente

Assuntos relacionados: corpo protetor solar fda vila batom