Mitos e verdades sobre assuntos polêmicos em dermatologia

Mitos e verdades sobre assuntos polêmicos em derma

Existem algumas "afirmações" sobre a nossa pele, cabelo e até pelos que sempre geram polêmica quando são discutidos. Por isso, a dermatologista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia Carla Albuquerque, respondeu 10 questões sobre mitos referentes ao nosso corpo, confira:

Chocolate ou algum outro tipo de alimentos causam espinhas? Por quê?

Sempre existiu um mito de que o aparecimento da acne estava ligada à ingestão de alimentos, como o chocolate. Hoje, sabemos que quem possui uma dieta com alimentos industrializados, açúcar refinado e farinhas brancas, apresenta mais acne do que as pessoas que ingerem mais cereais. Isto é, alimentos que desencadeiam picos de açúcar (glicose) no sangue, entre eles a maior parte dos doces e os produtos ricos em carboidrato, estão diretamente relacionados com o agravamento da acne.

Dermatite seborréica tem cura?

Não, mas tem controle. Por se tratar de uma doença crônica, de caráter inflamatório, pode ter fases de melhora e piora. Fatores que contribuem para a piora do quadro são estresse emocional, alimentos condimentados e clima, já que o problema tende a se agravar no inverno.

Pano branco é contagioso?

Ao contrário do que se pensa, o pano branco não é uma micose contagiosa. O fungo causador da doença habita a pele de todas as pessoas e, geralmente, vive em "equilíbrio" com a nossa pele. Sabe-se que existe uma predisposição individual para desenvolver essa micose. Em situações como aumento da sudorese, calor e exposição à radiação solar, o fungo pode tornar-se patogênico e causar as manchas na pele, principalmente no dorso superior, tórax e ombros.

Herpes zoster é contagioso?

Na realidade, para ter herpes zoster necessariamente a pessoa tem que ter tido catapora no passado. Após a cura da catapora, o vírus fica latente no organismo e pode permanecer assim pelo resto da vida. No entanto, se ocorrer alguma diminuição da imunidade, o vírus que estava latente, pode "vir à tona" e causar o herpes zoster. Dessa forma, ninguém "pega" herpes zoster, mas sim, catapora.

Isotretinoina oral é um medicamento muito perigoso?

Depende. É um excelente medicamento no tratamento da acne grave e resistente, mas requer supervisão médica e dedicação do paciente. Por se tratar de um medicamento que pode causar má formação fetal, durante todo o tratamento e até um mês após o término, as mulheres devem usar dois métodos anticoncepcionais. Bebidas alcoólicas devem ser evitadas, para não sobrecarregar o fígado. Pacientes com histórico de depressão também devem ter cautela ao optar por esse tratamento. Dessa forma, é um medicamento que pode trazer excelentes resultados com baixo índice de efeitos colaterais, desde que bem indicado e acompanhado.

Cosmético hipoalergênico não causa alergia?

Cosmético hipoalergênico possui um potencial menor de causar alergias, mas não está 100% livre da possibilidade de causar esse tipo de problema.

Crianças e adolescentes podem fazer escova definitiva? E usar maquiagem?

Não devem. A pele das crianças é mais sensível e fina e, por esse motivo, as substâncias químicas presentes nos cosméticos e nos alisantes são absorvidas com maior intensidade. Além disso, quanto mais cedo a criança entra em contato com esses produtos químicos (formol, conservantes, corantes, etc), mais chances de o organismo se sensibilizar e desenvolver alergias. E não necessariamente a alergia aparece na hora que usa o produto, pode ocorrer anos mais tarde. Vale ressaltar ainda que o formol, usado nas escovas definitivas, além de alergias na pele, pode causar queda de cabelos, irritação nos olhos, câncer no aparelho respiratório e alterações no fígado.

Lavar os cabelos diariamente enfraquece a raiz?

Isso é um mito. Isso não é uma causa de enfraquecimento da raiz. A causa mais freqüente de enfraquecimento dos fios são as químicas (tinturas, reflexos, alisamentos).

Falta de cálcio é a razão para unhas fracas, quebradiças?

Ao contrário do que se pensa, falta de cálcio, curiosamente, não é uma causa frequente de unhas fracas, quebradiças. Entre as causas mais freqüentes, temos: excesso de contato com água, produtos de limpeza, acetona e esmaltes; doenças como o hipotiroidismo, anemias, dieta inadequada, carência de vitaminas como a biotina, regimes de emagrecimento e reserva de ferro baixa no sangue. Colocar muita força na hora de digitar também é uma causa muito freqüente.


Depilação com lâmina engrossa os pêlos?

Mito. A depilação com lâmina deixa os fios mais "espetados", mas não aumenta o diâmetro dos mesmos.

Comente