Menopausa - desvende os mistérios dessa pausa hormonal

Menopausa  desvende os mistérios dessa pausa hormo

Todas as mulheres sabem que, com a chegada da idade, ocorrem algumas deficiências hormonais que podem acarretar diversos efeitos sobre o nosso corpo e saúde. Então, para quem está chegando aos trinta anos, os cuidados devem ser redobrados, pois o prazo da sua ‘garantia de fábrica’ começa a chegar ao fim.

Pode até parecer brincadeira, mas é verdade, o nosso organismo é pré-programado para produzir hormônios até essa faixa etária, depois disso, infelizmente, pele, musculatura e outros funcionamentos do organismo são prejudicados, sem contar na perda de sono e memória, hipofunção da tireoide, entre outros.

Alguns dados comprovam que só envelhecemos devido à queda dos hormônios por isso que é cada vez mais frequente as pessoas envelhecerem precocemente, principalmente por conta da baixa qualidade da alimentação e altas doses de estresse diário.

Se a idade já está batendo a sua porta, mas você não tem ideia dos sinais que podem indicar que a redução dos níveis hormonais está por perto, o médico cardiologista e especialista em fisiologia do envelhecimento, Marcos Natividade explica que a menopausa é o interrompimento abrupto da secreção dos hormônios sexuais femininos, o estradiol e a progesterona.

Normalmente essa defasagem hormonal ocorre por volta dos 50 anos e traz consigo sintomas bastante incômodos como, por exemplo, as ondas de calor, a diminuição da concentração e o aumento das dores articulares. No entanto, algumas mulheres já começam a sentir os sinais precocemente, em média aos 40 anos.

"Apesar de causar ainda muitas dúvidas, a menopausa é a única pausa reconhecida por todas, talvez por ser relativamente súbita a queda hormonal e ter como sinal a suspensão das menstruações", conclui o especialista.

Por Paula Perdiz

Comente

Assuntos relacionados: saúde corpo mulher menopausa queda hormonal