Massagem rítmica: conheça seus efeitos

Manter corpo e mente saudáveis é essencial para você manter o equilíbrio e, assim, se sentir mais bonita e disposta. Afinal, a aparência é importante, mas quando ela vem acompanhada de saúde é melhor ainda. Adora massagem? Que tal experimentar a massagem rítmica e sair mais relaxada e leve.

Se você ainda não conhece a massagem rítmica saiba que diferente das demais massagens, ela é baseada no conhecimento global do ser humano e as interações entre os sistemas neuro-sensorial (cabeça), rítmico (tronco) e metabólico-motor (abdômen e membros).

"São dois os pontos centrais da massagem rítmica: a revitalização e harmonização do corpo", afirma Márcia Marques, massagista responsável pela formação em Massagem Rítmica no Brasil. "A massagem rítmica é bem suave, com toques de sucção e não de pressão. A mão pulsa como um coração sobre a pele, estimulando todo sistema rítmico que promove a saúde em todo o organismo", explica.

Indicada para pessoas de todas as idades, a única restrição ocorre em casos em que a pessoa que apresente febre ou algum processo infeccioso e inflamatório, pois os movimentos na pele podem estimulá-los.

De acordo com Márcia, "o ritmo desta massagem procura harmonizar os processos de decomposição (catabólicos) e de formação de substâncias corpóreas (anabólicos). Na massagem, a mão do terapeuta executa toques circulares fazendo fluir os líquidos, oxigenando e aquecendo todo o organismo. Ritmos como a mudança de estações do ano, acordar e adormecer, inspirar e expirar, são representados como os ritmos de ligar e soltar da massagem", diz.

O estresse acaba com a nossa vida e beleza, não é mesmo? A massagem rítmica é excelente para aliviar o estresse, problemas circulatórios, obesidade, entre outros benefícios. Ótima dica para quem quer ficar calma e, de quebra, manter o peso.

Na aplicação da massagem rítmica são empregados óleos e pomadas, dependendo do quadro da necessidade de cada um. "O óleo essencialde lavanda, por exemplo, acalma e relaxa, já o de alecrim é mais estimulante. As pomadas derivadas de combinações com metais (cada metal corresponde a um órgão do nosso corpo segundo a Medicina Antroposófica) para fricções em determinados órgãos também são usadas dependendo da necessidade do paciente", finaliza a massagista.

Sabe aqueles dias em que a TPM ataca e as pernas ficam mais pesadas, uma boa massagem é sempre bem-vinda, não? Experimenta a massagem rítmica e deixe o seu comentário dizendo o que achou.

Por Paula Perdiz

Comente