Massagem redutora pode piorar a situação?

Massagem redutora pode piorar a situação

Massagem redutora. O nome é auto-explicativo. A técnica tem como objetivo reduzir medidas e melhorar a circulação. A esteticista Viviani Carrer explica que a massagem mobiliza os tecidos, melhorando a troca metabólica ente eles. "Assim, auxilia a diminuir o edema, já que ativa a circulação sanguínea e linfática, além de acelerar a eliminação de toxinas. Essas massagens também oxigenam os tecidos, estimulando a produção de fibroblastos e, conseqüentemente, de colágeno".

Se o objetivo é enxugar o corpo, a massagem redutora pode ajudar. Ela modela o corpo e melhora a aparência em regiões que as mulheres costumam ter acúmulo de gorduras, como glúteos, braços, culotes, além de afinar a cintura. Entretanto, se for feita de maneira inadequada, com pressão exagerada, pode ter efeito contrário e prejudicar a silhueta da mulher. "Se feita no sentido oposto às fibras musculares, pode causar flacidez naquele tecido, rompimento de micro-vasos, dor e edema, além de estimular disseminação de bactérias ou agente agressor em um quadro infeccioso ou inflamatório", explica Viviani, que é professora do Centro de Educação Profissional Martinus, de Curitiba, PR.

Pior do que isso tudo, ao invés de melhorar a circulação, a massagem pode ainda causar celulite - se for realizada com pressão muito forte. Manchas roxas no corpo após uma sessão é um sinal de que a pressão deve ser diminuída ou a prática interrompida. Caso a paciente apresente flacidez e celulite maior, Viviani diz que o mais indicado é associar ao tratamento de massagem o uso de equipamentos eletrotermofototerápicos, como ultra-som, eletrolipoforese e manthus.

O mais importante é a paciente se consultar um médico antes de dar início a um tratamento como esse. Pesquisar uma boa clínica, com profissionais capacitados e equipamentos que funcionem bem também é fundamental, assim como aliar ao tratamento uma dieta adequada e a prática regular de exercícios físicos.

Por Cínthya Dávila (MBPress)

Comente