Massagem Maharani - beleza de dentro para fora

Massagem Maharani  beleza de dentro para fora

Muita gente já conhece os benefícios que a massagem ayurvédica proporciona à saúde. A prática tem sua origem em uma ciência indiana de mais de cinco mil anos e tem no toque não só das mãos, mas também cotovelos e pés, uma importante ferramenta para aliviar as tensões, fortalecer o sistema imunológico, estimular a circulação sanguínea e ainda dar mais flexibilidade ao corpo.

Vários profissionais indianos descobriram os benefícios dessa massagem para a beleza do corpo, entre eles, a cosmetóloga Violet Goswami, especialista em tratamento e massagem facial e capilar, que veio especialmente para a 6º edição da Beauty Fair - Feira Internacional de Cosméticos e Beleza, explicar a técnica Maharani (palavra usada para denominar a mulher de um imperador ou uma mulher de poder, uma rainha). Criada por Violet, a prática que será aplicada por ela durante um ano no espaço Surya, em São Paulo (Vila Mariana), é inspirada no modo de vida e nos cuidados com a beleza das rainhas indianas. "Ela não é exatamente igual a massagem ayuvérdica, mas usa as mesmas fontes, ou seja, ingredientes de plantas", afirmou.

Antes da massagem, Violet faz uma análise do tipo de pele ou cabelo "através da escala de equilíbrio do ph". A indiana acredita que o corpo humano é um todo que está interligado. Quando uma mulher tem queda de cabelo, por exemplo, a massagem estimula algum ponto-chave que pode amenizar o problema. Ele pode estar nos pés, ombros ou braços.

"Como na ayurveda, minha técnica vê o corpo de uma maneira holística", acrescenta. A prática também tem o objetivo de ativar a circulação e irrigação da pele, além do couro cabeludo, estimulando a regeneração celular e promovendo hidratação de dentro para fora. Conforme a cosmetóloga, a proposta da massagem também é de rejuvenescer a pele. "Como ela aumenta a circulação do corpo, também melhora o nível de nutrição das células da pele, ainda melhora a circulação sanguínea e reduz o nível de estresse dos músculos. Isso deixa a pele mais firme e contribui para suavizar as rugas.", explica.

Na contramão dos resultados imediatos prometidos pela indústria da beleza atual, Violet considera a pele o espelho da saúde física e emocional. "Enquanto a curto prazo a promessa de beleza e juventude pode ser alcançada, a longo prazo alguns componentes químicos como fósforo e ácido glicólico presentes em muitas fórmulas podem causar mudanças irreversíveis na estrutura da pele. Os tratamentos naturais são os que, a longo prazo, trazem beleza, juventude e, sobretudo, saúde". Por esta razão, ela também se tornou especialista na manipulação de ingredientes naturais, como frutas, grãos, vegetais e óleos orgânicos, que são transformados em fórmulas de beleza.


"É muito importante utilizar ingredientes vegetais e orgânicos, para que a pele obtenha somente nutrição, sem substâncias tóxicas. Frutas, por exemplo, têm diversas vitaminas e antioxidantes. Eu as utilizo combinando com cosméticos orgânicos certificados", completa Violet.

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: saúde rugas hipoglos massagem