Mãos bonitas e sem manchas depois dos 40

Mãos bonitas e sem manchas depois dos 40

Foto: Dreamstime

Desde que mundo é mundo, as mulheres cuidam do rosto com cremes, esfoliantes, filtros solares e até peelings e assim, se a pele estiver bem tratada, a verdadeira idade não aparece. Mas elas se esquecem das mãos. A pele das mãos também mostra os sinais do tempo e muitas vezes é olhando para as mãos que sabemos a verdadeira idade de cada um.

Costumo dizer que a pele das mãos é sempre injustiçada, pois além de ser esquecida na hora de receber os mais sofisticados tratamentos antienvelhecimento, ainda são as que mais sofrem no dia a dia com a exposição excessiva às agressões externas.

E estas agressões variam desde o simples ato de dirigir. No carro, com a grande área de exposição, por onde uma quantidade absurda de radiação UVA penetra através da janela, a pele é atingida até a epiderme. Até agressões mais simples, não menos prejudiciais, como o ato de lavar louça com detergentes agressivos ou até fazer trabalhos manuais de limpeza e arrumação da casa também podem danificar as mãos.

Outro ponto que temos que considerar é que as cirurgias plásticas e os peelings nas mãos são extremamente difíceis de serem feitos e nem sempre estão disponíveis nos consultórios médicos, limitando ainda mais as chances de um tratamento de rejuvenescimento radical para esta parte do corpo. Então o que fazer? Como chegar aos 40 anos com mãos de "menina", jovens, macias e sem manchas? Confira as dicas simples e fáceis para deixar as mãos sempre jovens:

Use filtro solar nas mãos: aproveite quando utilizar seu filtro solar facial e use-o também nas mãos. Para evitar a oleosidade comum a estes produtos, aplique-o principalmente na parte superior das mãos que é a região mais sujeita a manchas. E como lavamos as mãos várias vezes ao dia, reaplique após cada lavagem para renovar a proteção. O uso diário de filtro solar nas mãos irá prevenir as manchas que surgem precocemente.

Faça peelings caseiros: a pele das mãos é muito mais espessa que a pele da face e por isso precisa e suporta uma quantidade de esfoliação superior. Além disso, a esfoliação remove todas as células mortas, clareia imediatamente a pele das mãos e estimula a renovação celular. O resultado é uma pele mais clara e muito mais macia e hidratada.

Para esfoliar a pele das mãos em casa, misture uma colher de sopa de açúcar branco com uma de óleo de oliva extra-virgem. Aplique sobre a palma das mãos e massageie suavemente durante um minuto apenas, enxaguando somente com água logo em seguida. Enxugue com uma toalha macia e aplique um hidrante específico para as mãos. O melhor horário para fazer o peeling das mãos é antes de dormir pois assim a pele terá a noite toda para se renovar. Repita este procedimento diariamente e, em sete dias, você terá as mãos que sempre pediu a Deus!

Utilize seus cremes antiaging faciais na pele das mãos: Isso mesmo. Algumas pessoas pensam que não podem aplicar cremes faciais nas mãos, mas isso é um erro. Os cremes antiaging faciais são geralmente muito ricos em ativos poderosos como os silícios orgânicos e a vitamina C e fazem milagres quando aplicados nas mãos.


Use luvas para dirigir: O sol que atinge as mãos no momento em que você está dirigindo é pura radiação UVA, uma das mais danosas e prejudiciais para nossa pele. Então, mesmo que você use filtros solares nunca se esqueça de complementar a proteção com luvas que cubram todo o dorso das mãos, até os dedos.

Professor Maurício Pupo - cosmetólogo, presidente do IPUPO Pós-Graduações e coordenador científico da Pós-Graduação e MBA em Cosmetologia do IPUPO. Editor Chefe da CI Cosmetic Ingredients Magazine. Mais sobre o autor em: http://www.ipupo.com.br

Comente