Manchas de verão

Manchas de verão

Nesta época, quem deixa de lado o protetor solar dificilmente se livra das manchinhas. A mais comum é chamada de leucodermia solar, aquelas branquinhas que surgem depois de muitos verões.

Outra mancha bastante conhecida é de cor marrom ou avermelhada. Chamada de fitofotodermatite ocorre quando manipulamos frutas cítricas. Não só o limão. Acerola, caju, laranja, ou mesmo o abacaxi da caipirinha são outros vilões.

“Elas são fáceis de serem tratadas porque não estão instaladas na pele há muito tempo. O tratamento é feito com cremes clareadores que contém corticóide”, explica a dermatologista Clara Santos.

Também é preciso ficar atenta aos cosméticos. Conforme Santos, alguns com substâncias fotosensibilizantes, como é o caso do ácido retinóico e da hidroquinona (presente nos cremes clareadores) ajudam no aparecimento das manchas. Além disso, eles deixam a pele mais sensível ou vermelha.

Antes de ir à praia também evite usar perfumes, hidratantes ou desodorantes com álcool. Muita gente não sabe, mas a pílula anticoncepcional é outro responsável pelas manchas. “Como interferem no equilíbrio hormonal, aumentam a sensibilidade da pele aos raios ultravioleta, interferem no metabolismo e na produção de melanina”, explica. A conseqüência são manchas escuras nas bochechas, na testa, no queixo e no buço.

A dermatologista diz que a pele de hispânicos (morenas) ou asiáticos tem mais chances de ficarem com manchas. O fator genético também influencia. “Na verdade ninguém está livre delas, mas se você observar isso na sua família provavelmente estará mais predisposta. Portanto é fundamental o uso do protetor solar. Quem trabalha na rua deve aplicá-lo duas vezes ao dia, em camadas homogêneas. A gente vê que muitas pessoas seguem as nossas recomendações quanto o uso do filtro solar, mas tem problemas justamente porque não sabem aplicá-los. Devem ser camadas mais generosas mesmo”.

A dica vale principalmente para quem faz peelings ou tratamentos mais profundos nesta época. “Eu trabalhei muito tempo em Recife que tem verão o ano todo, por isso muitos dos meus pacientes passam pelo tratamento nesta época, mas somente com a condição de que eles usem sempre filtro 30 ou acima, e tenham cuidado redobrado, enfatiza.

Mais dicas para o verão

Depilação - como deixar a pele lisinha!Peeling para estriasCelulite: escolha o tratamento certo!

Por Juliana Lopes

Comente