Mais belas como passar do tempo

Mais belas como passar do tempo

Foto: Reprodução Just Jared

Envelhecer feliz aceitando as transformações do corpo é um desafio para muitas mulheres. Minha pele está flácida, o bumbum não é mais durinho, as ruginhas já estão aparecendo, minha barriga já não é mais a mesma... Frases como essas são comuns na boca de muitas delas. Mas, será que é possível envelhecer e se manter bonita?

A dermatologista Shirlei Borelli, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e autora de "Até os 120 anos" (Senac Editora, 2008), afirma que há a possibilidade de ficar cada vez mais bonita, independentemente da idade. A médica escreveu o livro para ajudar as mulheres a vencerem os danos causados pelo tempo.

Uma pesquisa realizada com 3.500 mulheres entre 18 e 60 anos, de todas as classes sociais e de todas as regiões do Brasil concluiu que apenas 8% delas estão plenamente satisfeitas com o próprio corpo. A imensa maioria, 71%, está parcialmente satisfeita e 21% delas estão completamente descontentes.

Embora a insatisfação não tenha relação com a idade, está mais que comprovado que idade não é sinônimo de pouca beleza. Para quem quer estar cada vez mais bela, a dermatologista alerta: "Os maiores vilões para a pele são, sem dúvida, o sol, o cigarro e fatores ambientais, como poluição. Além de doenças gerais, por exemplo, estresse, diabetes e determinantes genéticos".

Os cuidados com o rosto e corpo devem começar ainda na juventude. "A partir dos 25 até os 30 a mulher já deve ter um olhar cuidadoso com a saúde da pele e do corpo", afirma dermatologista. "Mas a prevenção quanto ao sol deve começar nos primeiros anos da vida", completa.

Uma boa alimentação também é importantíssima para amenizar os danos do tempo, de quebra ainda dá uma cor linda! "Os alimentos que contêm betacaroteno (vitamina C) ajudam na pigmentação da pele, dão um efeito bronzeado e acabam protegendo a pele como filtro solar", afirma Dra. Shirlei. Os que mais contêm vitamina C são aqueles com cor alaranjada ou avermelhada, por exemplo, cenoura, tomate, beterraba, caqui, laranja e acerola.

Não se esqueça de manter o corpo hidratado. A dermatologista afirma que não há comprovação científica, mas a média de ingestão de água diária deve ser de dois litros. A Dra. Borelli reforça a informação de que o uso de filtro solar é essencial para manter a pele bonita.

Há uma lista enorme de celebridades que se tornaram ainda mais belas com o passar dos anos. As atrizes Julia Roberts e Angelina Jolie são ótimos exemplos. O tempo não só não danificou como fez um excelente trabalho. Entre as cantoras, merecem destaque Beyoncé e Avril Lavigne. No Brasil a apresentadora Angélica mostrou que é possível ficar mais bonita a cada primavera, além dela Cláudia Raia, Ana Hickmann, Carla Perez e Cláudia Leite.


Quem optar por procedimentos estéticos há um leque enorme de opções. "Hoje em dia é possível utilizar-se radiofrequência, laser, preenchimento, toxina botulínica com excelentes resultados para o rejuvenescimento da pele", afirma Dra. Shirlei. Além disso, há os famosos cremes antiidade, à base de ácido hialurônico. Mas é importante consultar um dermatologista. Qualquer tratamento sem orientação médica pode ser prejudicial à saúde.

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente