Livre-se dos pelos encravados!

pelos encravados

Foto: Philipp Nemenz/cultura/Corbis

Há uma lista de razões para aquele pelo encravado tirar você do sério. E não tem exatamente a ver com a depilação mal feita ou só o método que escolheu para tirá-lo.

Na verdade, ele encrava porque está fraco, sem força suficiente para romper a pele e com o canal obstruído tem ainda mais dificuldade em nascer.

Entretanto, roupas muito apertadas, em qualquer parte do corpo, podem favorecer a foliculite, inflamação de um ou mais folículos capilares. Daí surgem aquelas bolinhas brancas e, às vezes, avermelhadas que tanto incomodam.

A condição é muito comum em pessoas negras, que possuem pelos naturalmente mais enrolados e grossos, ou em quem se depila frequentemente com lâmina ou cera quente. Esse método, aliás, tem como desvantagem o encravamento dos pelos.

É indiscutível as vantagens da retirada com cera quente como pele mais lisinha e demora para o crescimento dos pelos. Mas quando eles começarem a nascer, de novo, se os pelos encontrarem uma pele desidratada, áspera e seca terão dificuldade para rompê-la e vão encravar.

Já em depilações com lâmina de barbear, isso é pouco comum, pois o pelo raspado nasce pontiagudo e consegue perfurar a pele mesmo quando ela está seca e áspera.

No corpo, as regiões mais comuns de encravamento dos pelos são a virilha, nuca, axila e pescoço, mas o problema também pode ocorrer na face, pernas, glúteos e outras partes.

Para ficar livre desse incômodo, dá para seguir alguns caminhos fáceis e baratos. O importante é não arranhar ou tentar arrancá-lo com a unha ou pinça, pois isso pode piorar o quadro. Ao invés disso, tente:

Compressa de água quente

Umedeça uma toalha com água morna e pressione contra a área inflamada. Faça isso durante dez minutos por dia para abrir os poros e amolecer a pele, facilitando a saída do fio.

Limpeza de pele

Depois de removido o pelo, lave a área com água morna e sabonete hidratante. Aplique um antisséptico para proteger contra possíveis infecções.

Use roupas certas

Evite usar roupas apertadas ou de tecido sintético nas regiões mais propensas ao pelo encravado, que são as "dobras": virilha, axila, nuca, etc.

Cuidados na depilação

Se você raspa os pelos da perna, virilha e axila, faça isso quando eles estiverem molhados. Além disso, sempre use loção de barbear para lubrificar os fios.

Poros fechados

Depois de raspar os pelos, enxague a área com água fria para fechar os poros.

Por Natália Farah

Comente