Hidrate o corpo de dentro para fora

Saiba que a hidratação corporal deve ser feita sempre de dentro para fora

Basta chegar o inverno para as mulheres correrem para as farmácias a fim de garantir aquele creminho específico para peles ressecadas. Mas, se engana quem pensa que uma pele hidratada depende única e exclusivamente de cosméticos e afins. Ao contrário do que você imagina, se a sua intenção é ter uma pele lisinha e sem marcas, a hidratação corporal sempre deve ocorrer de dentro para fora.

Já é sabido que o corpo humano necessita em média de dois litros e meio de água por dia, sendo que, em média, 1 litro vem dos alimentos que consumimos. No entanto, diferente do que todo mundo pensa, não devemos esperar sentir sede para ingerir líquido. Segundo o nutricionista e especialista em fisiologia humana, Ricardo Zanuto, a sede indica que alguma alteração já aconteceu no organismo. Para que isso não aconteça, ele afirma que é fundamental fracionar o consumo de líquido, assim como fazemos com os beliscos durante o dia.

Se houver a prática de atividade física, a necessidade de água aumenta para repor as perdas com a transpiração e com a respiração, mesmo nos dias mais frios. Ainda de acordo com o especialista, a recomendação é ingerir cerca de 500 ml de água uma ou duas horas antes dos exercícios. "Esse volume é importante para garantir uma hidratação adequada e a eliminação do excesso antes do treino", diz.

Se você treina intensivamente, o médico diz que os isotônicos podem ser uma ótima fonte de reposição de sais minerais e energia, mas ele alerta que o uso de ser feito apenas por pessoas que praticam mais de uma hora de atividade por dia, devendo ser ingeridos apenas 200 ml a cada meia hora. Apesar de indicar que a reidratação seja imediata após os exercícios, o consumo deve ser moderado. "O aluno ou atleta deve ingerir um volume de bebidas isotônicas ou água similar ao seu peso perdido, então, se perdeu 1 quilo, deve ingerir 1 litro de água/isotônicos", explica Zanuto.

Agora, para os atletas iniciantes que têm a caminhada curta como atividade principal, o uso de isotônicos não é necessário. Esse é mais um pecado que as pessoas cometem! O nutricionista lembra que as bebidas isotônicas devem são indicadas quando a atividade proporcionou perda grande de sais minerais. "Tem gente que faz 20 minutos de esteira (perde cerca de 150 calorias) e toma isotônico (em torno de 300 calorias, dependendo da marca). Ou seja, não houve necessidade de repor minerais e ainda ganhou calorias", aponta.

Agora, se o seu problema não é ingerir, mas eliminar líquidos, o especialista alerta que as pessoas que têm retenção de líquido não estão mais hidratadas por isso, pelo contrário. "Nesse caso, a orientação é consumir frutas, como melancia e melão, ou chás verde e preto, que têm efeito diurético", ressalta. Para os chás, a restrição de até três xícaras ao dia, para evitar irritação intestinal.

Para quem não é muito fã da água, Zanuto afirma que ela continua sendo a fonte mais adequada de hidratação e, embora seja insubstituível, não é nenhum crime consumir outros líquidos também. Gostou da sugestão e quer algumas dicas? O nutricionista separou algumas sugestões de bebidas que vão ajudar a manter o seu corpo hidratado.

Saiba tudo sobre depilação! Juliana Goes conversa com a dermatologista Irina Afonso para te explicar mais sobre a remoção dos pelos. Vem ver!  

Por Paula Perdiz