Hidrate joelhos, calcanhares e cotovelos

Hidrate joelhos calcanhares e cotovelos

Foto: Laura Doss/Corbis

Já reparou como os cotovelos, joelhos e calcanhares vivem esquecidos quando o assunto é hidratação da pele? Eles parecem inexistentes diante dos nossos olhos, mas não das empresas de cosméticos, que sempre lançam novidades no mercado. Só a gente não percebe! Na verdade, nos lembramos dessas áreas quando aquele ressecamento notável e aspereza da pele começa a incomodar.

Essas regiões são mais elásticas e permitem movimentos maiores, por isso os tecidos não produzem glândulas sebáceas suficientes para hidratar a pele. Além disso, joelhos e cotovelos estão sujeitos aos atritos que intensificam o ressecamento.

Há quem note a pele mais escura. Nos joelhos, à exposição exagerada ao sol, atividades físicas que aumentam o atrito no local e o uso constante de calça justas são alguns itens responsáveis pela alteração na pele. Já os cotovelos permanecem endurecidos e com aspecto esbranquiçado devido à falta de hidratação.

No entanto, o sinal é de alerta se houver descamação ou vermelhidão, sintomas de um quadro alérgico ou início de uma psoríase, doença inflamatória da pele. Daí não tem jeito. Procure um médico.

Agora se esse não é seu caso, o único jeito de deixar a pela linda, macia e com aspecto saudável é hidratá-la.

1. Aplique um esfoliante em gel nos joelhos e cotovelos durante o banho. A esfoliação ajuda a remover as células mortas e a ativar a circulação. Não esfregue com força e faça essa esfoliação apenas duas vezes por semana;

2. Durante o banho faça massagens com a ajuda de cremes nos joelhos, nos calcanhares e nos cotovelos;

3. Em seguida, faça uma hidratação, usando cremes à base de ureia e ácido salicílico, pois eles têm grande poder de penetração na pele;

4. Antes de dormir faça mais uma aplicação nos joelhos, nos pés e nos cotovelos.

Outras dicas que evitam o ressecamento são:

• Evite, ao máximo, apoiar os cotovelos nos locais;

• Use sempre hidratante na região;

• Faça esfoliação no local, semanalmente, ou pelo menos, a cada 15 dias;

• Use sempre pedra pome durante ao banho, fazendo disso uma rotina na hora do banho;

• Na hora de aplicar o creme faça movimentos circulares para melhor penetração do produto;

• No banho dê uma atenção especial aos joelhos e cotovelos. A dica é lavar as extremidades tirando todas as impurezas, como a pele velha que fica na região. Porém, evite água muito quente. Depois, seque muito bem.


Por Natália Farah

Comente

Assuntos relacionados: pele hidratação pele ressecada