Hidratante corporal - existe jeito certo de usar?

Existe hora e jeito próprios de hidratar o corpo da maneira correta
hidratar o corpo do jeito certo

foto: iStock

Assim como o rosto, todo o seu corpo precisa de uma boa hidratação. Sua pele está suscetível ao calor provocado pelos dias de sol muito quentes e ao ressecamento com o frio, além de irritações, desidratação e por isso o creme hidratante visa restaurar a pele das agressões que recebe.

Mas o óleo corporal não substitui o creme hidratante. Embora proteja a pele e evite que ela perca água, o óleo atua de forma superficial. O creme hidratante nutre a pele de forma mais profunda.


Mas para potencializar o uso do creme hidratante é preciso saber aplicar. Sim, existe um jeito correto de usar o hidratante corporal, as áreas que merecem mais atenção, a ordem de aplicação e também os movimentos certos para uma intensificação do produto na pele.

Você sabia, por exemplo, que o melhor  é começar a hidratação pelos pés? Dessa forma você já vai aliviando os pontos de tensão. Aplique o creme hidratante, massageando a sola dos pés. Isso até pode aliviar eventuais dores nas costas. E assim você aplica o produto de baixo para cima; suba até a panturrilha até os joelhos, que merecem atenção por ser uma área muito ressecada. 

Ao aplicar nas coxas, deslize o produto em direção à virilha. Na barriga deslize o produto em sentido horário ao redor do umbigo. No bumbum e nos seios os movimentos também devem ser circulares. Já nos braços, passe o creme das mãos às axilas, sem esquecer dos cotovelos, que também precisam de mais hidratação. Nas costas você precisa da ajuda de uma segunda pessoa, que deve aplicar na parte inferior das costas no sentido da virilha, e na parte superior das costas no sentido do pescoço.

Ao chegar no pescoço, aplique o produto no sentido do colo, de cima para baixo, massageando também a área da saboneteira.

Já no rosto, o ideal é trocar por um creme hidratante específico para essa região. Escolha de acordo com seu tipo de pele: mista, seca ou oleosa. A partir daí, aplique o creme de dentro para fora, massageando profundamente, para atenuar as linhas de expressão.

Outras áreas da pele são mais oleosas que outras. O colo e as costas por exemplo, que precisam de um creme hidratante menos potente, para dar equilíbrio à pele. Os pés também pedem um hidratante mais leve (à base de silicone, por exemplo), para evitar que fiquem escorregadios.

Apesar disso, para qualquer região do corpo, escolha um hidratante com princípios ativos e vitaminas, que permeie à pele e a nutra de dentro para fora. Não basta um creme que lubrifique a pele superficialmente.  E também tem a hora certa de hidratar o corpo. Para uma absorção eficaz, o ideal é que a hidratação seja feita logo após o banho, pois com a pele ainda úmida o produto penetra na pele mais facilmente. Evite passar o hidratante e deitar na cama logo depois, já que o seu lençol também vai absorver o produto ao invés da sua pele. Dê um tempinho para a pele absorver o hidratante, antes de dormir.

Saiba tudo sobre depilação! Juliana Goes conversa com a dermatologista Irina Afonso para te explicar mais sobre a remoção dos pelos. Vem ver!  

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: hidratação da pele cuidados com a pele