Hidratação no corpo todo

Hidratação no corpo todo

Foto: Duncan Smith/Corbis

Estamos vivendo mais, confirmam as estatísticas. Hoje, a população mundial chega, em média, aos 69 anos, 18 a mais do que na década de 1960 do século passado. E quem não quer ter a idade avançada com a mente ativa e o corpo de adolescente? Cuidar do organismo vai além de manter uma alimentação saudável e atividades físicas regulares. A pele, maior órgão do corpo humano, pede atenção quase que todos os dias. Você se atenta a isso?

No caso das axilas, a hidratação pode ser feita diariamente no banho, com sabonetes mais cremosos, e com o uso de um antitranspirante que possua ativos hidratantes na fórmula.

A pele corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, proteção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais de calor, frio, pressão, dor e tato. Sem ela, a sobrevivência seria impossível!

Diversos fatores tiram o brilho da epiderme, a camada mais fina da pele. Entre eles o vento, sol, frio intenso e ar seco, que favorecem a eliminação da água natural e causam ressecamento. Com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele diminui. Por isso é comum que pessoas idosas apresentem a pele mais seca.

Para que a sua pele tenha um aspecto natural, bonito e saudável, tem de tratá-la como você cuida do cabelo e das unhas. A pele do colo, entre o pescoço e os seios, merece atenção de vez em quando, sabia? A região tem menos colágeno e fibras elásticas, o que a torna mais sensível e delicada. Limpe bem a pele e tonifique-a. E tenha sempre na bolsa um protetor solar FPS 30 ou mais, especialmente se você vive na rua, porque volte e meia a área fica muito exposta ao sol o dia todo.

E o cotovelo e joelhos? As peles dessas regiões são diferentes das outras, pois apresentam uma camada mais espessa para suportar o atrito. "Se não forem bem tratadas, podem ficar muito grossas e resultar num aspecto ressecado, escuro e com pele grossa", diz o dermatologista Marcelo Bellini, da Clínica Corpo em Evidência, em São Paulo.

No cotovelo, por exemplo, a sugestão do médico é realizar esfoliação e/ou peeling de cristal, a fim de remover a camada superficial desvitalizada, seguida de aplicação de fórmulas hidratantes potentes. Na sequência, enrolar com filme plástico e aplicar luz de infravermelho com o intuito de aumentar a penetração dos princípios ativos. Para quem não tem tempo de ir ao especialista, dá para associar esfoliação com géis abrasivos ou até receitas caseiras com sabonete líquido e sal fino de cozinha, que vale também para os joelhos.

No caso das axilas, a hidratação pode ser feita no banho, com sabonetes mais cremosos e desodorantes que contenham antitranspirantes e hidratação na fórmula. A combinação de alimentação saudável ajuda bastante a deixar sua pele ainda mais bonita.

Anote outras dicas de hidratação para ficar linda todos os dias!

- Faça movimentos circulares. Aplique o hidratante com as mãos e espalhe, em movimentos suaves e circulares, na região desejada;

- Absorção total. Espalhe o cosmético sempre com a pele seca e massageie até total absorção do produto;

- Shower gel. Faça uso de shower gel, disponível em várias marcas, pois, diferentemente do sabonete, ele não resseca a pele, além de ter um perfume incrível;

- No banho, invista em banhos mornos e rápidos;

- De manhã e à noite, hidrate a pele do corpo duas vezes por dia: uma pela manhã e a outra, à noite;

- Beba bastante líquido, de preferência água, sucos naturais e chás;

- Proteja a pele das agressões externas, evitando o sol em excesso e sem proteção solar;

- Nas áreas de pouca oleosidade, não se deve utilizar sabonetes em demasia, bucha e água muito quente, para não diminuir ainda mais o manto lipídico;

- Use hidratantes logo após o banho, nas áreas que apresentem sinais de ressecamento. E evite produtos que contenham álcool em sua fórmula, pois também podem ressecar a pele.


Por Natália Farah

Comente