Glossário de beleza: entenda os rótulos dos cosméticos

Glossário de beleza entenda os rótulos dos cosméti

Mulher gosta e busca informações sobre beleza, mas nem sempre a linguagem técnica dos tratamentos para estrias, celulite ou rugas é fácil de entender. A dúvida já começa na hora de comprar cremes para cada finalidade.

Com a ajuda da dermatologista Denise Steiner, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o Vila Batom listou alguns termos bastante comuns nos rótulos, nem sempre tão familiares para nós. "São palavras que aparecem nos produtos destinados à pele e que estão em reportagens sobre beleza. Como geram dúvidas, resolvemos mostrar seu significado real", diz Denise Steiner. O glossário completo está em seu livro "Beleza sem Mistério", que também inclui dicas de cuidados para todo corpo.

Glossário de beleza entenda os rótulos dos cosméti

Foto/Divulgação

Ácido hialurônico - substância produzida naturalmente pelo corpo que age como lubrificante das células, retendo a água. Sua diminuição causa ressecamento.

Ácido retinóico - derivado sintético da vitamina A, provoca descamação da pele, atuando na renovação celular e na formação de novas fibras de colágeno e de elastina.

Alfahidroxiácidos - hidratante poderoso que melhora a troca da camada superficial da pele, pois fixa a água nas células. O AHA está presente principalmente em frutas e vegetais, entre os quais se destacam:

Alfahidroxiácido (AHA) cítrico - extraído do limão, da laranja, da goiaba, da pinha e do tomate, é indicado para clarear sardas e manchas de sol.

Alfahidroxiácido (AHA) glicólico - extraído da cana de açúcar, da uva, da pinha e da alcachofra, é usado para atenuar rugas e equilibrar a secreção sebácea, principal causa da acne, além de acelerar o processo de regeneração celular. Também auxilia o clareamento da pele, quando associado a outras substâncias.

Alfahidroxiácido (AHA) lático - obtido de plantas, como a amora e de animais, com o leite ácido. Acelera o processo natural de renovação celular e de descamação das camadas superficiais da pele.

Alfahidroxiácido (AHA) málico - originado da maçã verde, é usado para tratamento das manchas solares.

Alfahidroxiácido (AHA) mandélico - obtido da amêndoa amarga, é empregado na maioria das formulações cosméticas como regulador do pH da pele. Usado também no tratamento da acne por sua ação antisséptica.

Alfahidroxiácido (AHA) salicílico - originário do salgueiro branco, atua na pele removendo células e controlando a produção do sebo. É um potente anti-inflamatório e bactericida.

DMAE - ou deanol (dimetilaminoetanol) é uma substância firmadora, que existe no corpo humano (fígado, cérebro e coração), sendo facilmente encontrada em peixes como a sardinha e a anchova. É um potente antienvelhecimento que parece melhorar a flacidez. Costuma ser usado na forma de creme, gel ou loção em concentrações de 3% a 10%, podendo ser usado à noite, alternando com o ácido retinoico.

Isoflavonas - são substâncias presentes principalmente na soja e nos seus derivados, conhecidas como fitoestrógenos porque apresentam semelhanças com os hormônios femininos estrogênicos. As isoflavonas combatem o processo natural do envelhecimento, melhoram o tônus e a hidratação da pele - compensando os danos decorrentes da diminuição dos hormônios femininos na menopausa.

Lipossomas - são substâncias muito importantes na cosmética moderna, pois servem para transportar e liberar ativos na pele, permitindo maior penetração. Os lipossomos têm efeito de hidratação e reestruturação sobre as camadas superficiais da pele.

Não-comedogênicos - que não obstrui os poros, evitando a formação de comedões e acne. O termo aparece em vários produtos para a pele. Os produtos comedogênicos, ao contrário, estimulam a obstrução.

Paba free - são produtos que não contêm a substância Paba (ácido paraaminobenzoico) que, em geral, causa alergias. O Paba é um dos componentes do ácido fólico e tem função antioxidante. Ajuda também a proteger a pele das queimaduras do sol. No entanto, pode causar alergia em peles sensíveis.


Raffermine - é outro firmador, extraído da soja. Fortalece a estrutura molecular da derme, aumentando a firmeza, a elasticidade e a tonicidade. É indicado para peles flácidas, enrugadas e envelhecidas. Costuma ser usado em cremes e produtos que combatem o envelhecimento.

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: corpo cosméticos minancora hipoglos