Géis redutores ajudam a emagrecer sem dieta?

Géis redutores ajudam mesmo a emagrecer

Costumo reparar que todas as empresas do setor sempre prometem maravilhas. Mas, as grandes dúvidas são: será que estes produtos podem mesmo ter o poder de emagrecer e reduzir medidas como prometem nas propagandas? Será que eles podem reduzir medidas e emagrecer sem que tenhamos que fazer dietas ou passar horas nas academias?

Para responder estas dúvidas precisamos entender, antes de tudo, como é o processo de emagrecimento, ou seja, o que ocorre no nosso corpo quando emagrecemos.

Todos já sabem que o emagrecimento e a consequente perda de medidas ocorre todas as vezes que ingerimos menos calorias do que somos capazes de gastar. Nesta situação, para que nosso corpo não morra de fome, as células armazenadoras de gordura iniciam um processo chamado "lipólise", isto é, a queima ou quebra das gorduras acumuladas transformando-as em nutrientes celulares. Assim, quanto menos calorias ingerirmos e quanto mais calorias gastarmos, mais "lipólise" deverá ocorrer para que nosso corpo possa sobreviver com este baixo nível de ingestão de nutrientes e seus gastos elevados.

Por esta razão, fica mais claro dizer que, se um gel redutor prometer emagrecer sem dieta e sem exercícios, ele deverá, de alguma forma, estimular este processo de queima da gordura acumulada que chamamos de "lipósile". É daí que vem os termos encontrados na rotulagem destes produtos como liporredutores, lipolíticos, liposolventes e outros tantos.

Os géis redutores, portanto deverão conter em sua formulação substâncias cosméticas poderosas que sejam capazes de imitar o processo da dieta ou do exercício físico, levando ao tão almejado emagrecimento. E que substâncias são essas? Será que elas são mesmas tão poderosas assim? A resposta é "sim". Os melhores geis redutores são formulados com agentes capazes de estimular fortemente o processo de quebra da gordura como a cafeína, a aminofilina, os silícios orgânicos ou ainda a carnitina. Ou ainda conter extratos de plantas que sejam ricos nestes ingredientes como os extratos de chá e café, que são muito ricos em cafeína.

O que fazem os Redutores?

Podemos dizer que os famosos géis redutores são produtos cosméticos ricos nestas substâncias conhecidas como lipolíticas, onde a mais famosa é a cafeína, capaz de estimular o processo de lipólise e assim fazer você perder medidas sem dietas e sem exercícios físicos. Tanto a cafeína quanto a aminofilina já foram muito estudadas cientificamente e concluiu-se que estas substâncias realmente emagrecem. Já os silícios orgânicos, além de emagrecer, ainda ajudam na firmeza da pele, ajudando a evitar a flacidez que aparece junto ou logo em seguida ao emagrecimento. Já a carnitina, que não é um agente lipolítico verdadeiro, contribui com os demais ingredientes, ajudando a varrer e a literalmente queimar toda gordura que a cafeína libera no processo de lipólise.

Embora os géis redutores possam mesmo emagrecer e reduzir medidas quando usados sozinhos, certamente, uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos, irão potencializar os resultados e fazer com que eles sejam alcançados de modo mais rápido e que se tornem muito mais duradouros. E o modo de usá-los é muito simples.

O primeiro passo é tomar um bom banho para realizar uma suave massagem na região a ser tratada. Isso irá estimular a circulação local e facilitar a penetração do gel redutor nas camadas mais profundas da pele. Ainda durante o banho, procure fazer uma esfoliação superficial.


No mercado, há excelentes esfoliantes corporais, alguns feitos à base de raspas de coco, de areia de bora-bora ou até mesmo à base de sementes de apricot. Aplique o esfoliante sempre com muito cuidado, fazendo massagens circulares e leves. E basta massagear por dois minutos que sua pele estará mais fina e totalmente estimulada para a próxima etapa. Ao sair do banho, seque bem a pele e aplique quantidades generosas do seu gel redutor, massageando até que ele desapareça completamente na pele. Siga sempre as orientações do fabricante, porém, se você aplicá-lo duas vezes ao dia, os resultados serão muito mais intensos e duradouros.

Professor Maurício Pupo - cosmetólogo, presidente do IPUPO Pós-Graduações e coordenador científico da Pós-Graduação e MBA em Cosmetologia do IPUPO. Editor Chefe da CI Cosmetic Ingredients Magazine. Mais sobre o autor em: http://www.ipupo.com.br

Comente