Existe idade certa para começar a se depilar?

A puberdade é uma fase que precisa de atenção especial - saiba quando é a hora certa de tirar os pelos
depilação idade adolescência puberdade

©iStock.com/©justme_yo

A adolescência é uma fase de grandes mudanças físicas. Nesta época da vida que os pelos ficam mais evidentes e grossos, o que pode incomodar as garotas. E agora, será que chegou a hora de depilar? Essa é uma pergunta difícil de responder e envolve mais um comportamento que a necessidade de depilação em si. Ou seja, não há uma idade exata para o início da depilação, porém o mais indicado é após a puberdade. 


Em geral, as pesquisas sugerem que as pré-adolescentes estão chegando à puberdade mais cedo do que as gerações anteriores. Isto explica o motivo dos pelos engrossarem a partir dos 10 anos em algumas meninas e 12 anos em outras.

A dica é começar quando os pelos da axila estiverem crescendo, nessa etapa os pelos do restante do corpo estarão engrossando também.

Para iniciar da maneira mais suave possível, é importante encontrar o método mais adequado para cada pessoa. Se você é mãe, confira algumas dicas para ajudar a sua filha a lidar com este momento:

1- Lide com naturalidade

Lembre-se de que isto tudo faz parte de um processo natural de crescimento.

2- Converse sobre o assunto

Você se lembra de como se sentiu quando chegou a hora de você começar a se depilar? Sua filha deve estar sentindo exatamente o mesmo, então seja delicada, mas entre no assunto e esclareça dúvidas.

3- Ajude-a a lidar com a pressão do grupo

Sua filha precisa saber que a escolha de se depilar ou não é somente dela. É comum que as coleguinhas pressionem, mas a decisão é uma escolha pessoal.

4- Ensine-a a cuidar do corpo

Os cuidados com o corpo precisam estar presentes em todas as idades. Não estamos falando de tratamentos estéticos invasivos, e sim de hidratação e cuidados com a pele. 

Usar um bom sabonete com ação hidratante e desodorante de qualidade ajuda a pele da sua filha a estar sempre preparada para qualquer processo de depilação, além de manter a saúde e a beleza em dia. 

Saiba tudo sobre depilação! Juliana Goes conversa com a dermatologista Irina Afonso para te explicar mais sobre a remoção dos pelos. Vem ver!

Por Thamirys Teixeira

Comente