Estrias: conheça mais sobre elas

Estrias conheça mais sobre ela

Toda mulher sonha ter uma pele livre de estrias, mas o aparecimento das marquinhas é mais comum do que podemos imaginar. Hoje, acredita-se que 20% da população tenha estrias, sendo que as mulheres são as mais afetadas, cerca de 80% dos casos.

Se você também sofre com esse problema e gostaria de conhecer mais sobre a sua arquiinimiga para saber como tratá-las, nós conversamos com o dermatologista e diretor da Clínica Volpe em São Paulo, Dr. Jardis Volpe:

1) Como e por que as estrias aparecem?

As estrias são uma ruptura das fibras de colágeno e elastina que dão elasticidade na pele e podem se manifestar de formas variadas: lineares, curvas, únicas, múltiplas. Elas podem aparecer das seguintes formas: musculação e esportes onde o alongamento é vigoroso podendo aparecer nos ombros, atrás dos joelhos e coxas; ganho excessivo de peso (mais de 10Kg) durante toda a gravidez e uso de lingerie que dê sustentação pode levar ao aparecimento de muitas estrias no abdômen e coxas; ganho-perda de peso: a briga contra a balança mesmo em pessoas magras que variem 2 ou 3 kg é suficiente para as estrias surgirem; má alimentação: excesso de açúcar, gordura saturada e excesso de sal podem contribuir para o aparecimento de estrias, dentre outros motivos. Com relação à coloração, podem ser rosadas, quando mais novas, pois há uma ruptura nas fibras elásticas, o sangue extravasa e inunda as fibras, deixando-as com aspecto arroxeado ou rosado. Geralmente elas são finas e de aspecto plano, com o passar do tempo começa a ocorrer uma substituição por um tecido fibroso, com aspecto de cicatriz. É nesse ponto que a estria alarga e pode ficar mais profunda.

2) Como podemos preveni-las?

O uso de cremes específicos pode prevenir o aparecimento de novas estrias e tornar menos visíveis as já existentes. Existem muitos cremes no mercado, para todos os gostos e possibilidades monetárias. Porém, decida-se por um que tenha colágeno na sua composição. A pele deverá estar sempre bem hidratada. Use óleo de bebê depois do banho, pois hidrata e aumenta a elasticidade da pele. O óleo de amêndoas doces também é uma boa opção. Beba muita água e pratique uma alimentação equilibrada, evitando grandes aumentos de peso ou perdas rápidas de quilos.

3) Qual a melhor idade para começar a ação preventiva?

Geralmente, as estrias começam a surgir durante a puberdade quando os hormônios estão instáveis e ocorrem mudanças corporais importantes. Ela surge associada a períodos de mudança corporal, quando os hormônios também estão em transição como na puberdade e na gravidez. Portanto, a partir desta fase, já é recomendável usar hidratantes de forma constante, pois o tecido terá um funcionamento mais adequado. Talvez o hidratante apenas previna o aparecimento ou invés de impedir, mas sempre vale a pena manter a pele hidratada e bonita.

Por Paula Perdiz

Comente

Assuntos relacionados: corpo estrias dermatologista vila batom