Dicas para comprar produtos de beleza

Dicas para comprar produtos de beleza

É muito difícil uma mulher passar em frente a uma loja de produtos de beleza e não sentir vontade de entrar e "fazer a festa", levando tudo que tem direito. Porém, é preciso conter a ansiedade e verificar muito bem a qualidade e prazo de validade dos cosméticos.

Segundo a hair stylist, Neiva Pena, em qualquer loja de cosméticos é importante escolher produtos de qualidade, especialmente aqueles de marcas de referência no mercado. "É importante também se atentar ao estado de conservação do produto, data de validade e ingredientes ativos. Deve-se analisar se a indicação do produto é específica para o tratamento desejado", orienta.

É essencial que a mulher verifique as condições daquilo que pretende comprar, para evitar danos, alergias e outros problemas. "Analise ao máximo o produto. Veja se na prateleira ele parece empoeirado e se está lacrado. Quando for possível, abra o produto para verificar se ele não apresenta defeitos", sugere.

E ressalta: "É necessário ver se o produto não está oxidado. Ou seja, às vezes ele está na data de validade normal, mas ao ser exposto ao sol, calor ou iluminação fica com a cor e textura alterada. Isso indica que o produto perdeu o seu efeito". No caso de pó compactado, se estiver endurecido ou áspero não compre! Ele está impróprio para consumo.

Se o cosmético for importado e a pessoa for usá-lo pela primeira vez, nunca deve adquirir sem antes ler atentamente o rótulo. "Outro item indispensável é o selo de entidades como Inmetro e Anvisa, que garante a segurança do produto", ressalta a hair stylist.

O consumidor deve buscar também orientações sobre a forma correta de aplicação do produto. Isso porque alguns importados possuem formas de aplicações diferentes dos nacionais que podem interferir no resultado e funcionamento do produto.


Quanto às amostras, Neiva diz que não são perigosas à saúde, e ainda são uma boa alternativa de experimentar o produto antes de comprá-lo. "Porém, tome cuidado com isso. Verifique a aparência, qualidade e higiene para não se contaminar nem pegar alergia à certos componentes", finaliza.

Por Caroline Belleze Silvi (MBPress)

Comente