Desodorante ou antitranspirante?

Desodoranteouantitranspirante

Foto: Julian Winslow/ableimages/Corbis

Você já deve ter visto na farmácia ou loja de cosméticos desodorantes e antitranspirantes. Ficou na dúvida na diferença entre cada um? A gente te explica.

Os desodorantes são mais comuns, realmente, e têm basicamente a função de disfarçar o mau odor que fica nas axilas. O cheirinho nada agradável aparece por conta de bactérias, que se formam com o suor.

Esses produtos podem conter peróxido de zinco, que promove a reação química de quebra (oxidação) dos ácidos graxos e aminas (presentes no suor), em compostos menores e com menos mau cheiro.

Já os antitranspirantes contêm um ingrediente que têm a função de diminuir a transpiração, garantindo proteção contra o suor. Os produtos também possuem uma ação antibacteriana que eliminam as bactérias que causam o mau odor.

Essa ação antitranspirante se deve ao fato desses produtos agirem formando uma película bloqueadora, que impede a saída do suor sem causar nenhum dano à saúde. Mas atenção: eles devem ser aplicados somente nas axilas.

Alguns disponíveis no mercado ainda oferecem hidratantes na formulação, que ajudam a hidratar e cuidar ainda mais das axilas!

Por Natália Farah

Comente

Assuntos relacionados: suor desodorante antitranspirante