Depilação pode ressecar a pele negra

A depilação pode não só ressecar a pele negra como causar irritações manchas e pelos encravados. Veja soluções práticas
pele negra depilação

A pele negra tem mais chances de ter pelos encravados e ressecamento depois da depilação. Foto: Istock/Kazzakova

A beleza negra tem um quê a mais e isso é um fato! E embora muita gente generalize os cuidados, a pele negra definitivamente precisa de tratamento especial! Isto porque a cútis das mulheres negras possuem maior sensibilidade e maior nível de ressecamento. Por isso não são todos os produtos que são compatíveis e nem todos os tratamentos de beleza que realmente são benéficos para a pele com mais melanina - - pigmento responsável por conferir cor ao tecido cutâneo.


Um exemplo de procedimento estético que agride a pele negra é a depilação. Como já falamos aqui no VilaMulher, todos os tipos de pele sofrem com a retirada dos pelos, mas o que nem todos sabem é que a pele negra acaba sendo uma das mais prejudicadas por conta do ressecamento. A depilação com cera na pele negra Exige mais cuidado com a temperatura da cera utilizada para que não haja uma descamação excessiva da pele e, consequentemente, variações de tom na área tratada.

Depilação da pele negra

Com cera: de acordo com dermatologistas, em áreas mais sensíveis do corpo, como virilhas e axilas, o ideal é usar a cera quente de alga, aquela com a cor esverdeada que se encontra em farmácias. Para as pernas, a cera Roll On é a mais indicada. é importante lembrar que antes de passar qualquer cera é necessário limpar bem a pele e retirar possíveis resíduos de cremes hidratantes filtro solar ou desodorantes, mesmo aqueles que não contenham álcool, para não haver risco de reação. 

Com lâmina: a depilação deve ser efetuada somente depois de proteger a região com uma camada bem generosa de sabonete, além de sempre utilizar aparelhos novos que não provoquem irritações ou lesões superficiais na derme.

O pós depilatório da pele negra

Depois da retirada dos fios, a recomendação é investir numa loção calmante, de preferência feita à base de hamamelis, para que a pele se recomponha.

É importante ressaltar que o uso de desodorantes e perfumes na região das axilas devem ser feitos somente após 12 horas. Depois disso o indicado é usar produtos com ação hidratante ou de clareamento da pele, para que a área não fique manchada. 

Anotou? Então viva sua beleza negra com muito mais saúde e conforto!

Por Thamirys Teixeira

Comente