Depilação - descubra alguns mitos sobre a técnica

Depilação  descubra alguns mitos sobre a técnica

Foto: Corbis

Tem muita gente espalhando alguns mitos por aí quando se fala em depilação. A história de que raspar o pelo com lâmina engrossa o fio é a maior delas. Mas também, com tanta informação circulando na internet e entre amigos, fica realmente complicado entender o que faz ou não bem a pele e ao seu corpo.

A gente preparou uma lista com os principais mitos sobre depilação. Confira e aproveite para saber a melhor maneira de eliminar os pelinhos mantendo a pele macia e saudável.

1. Raspar o pelo com lâmina engrossa o pelo.

Felizmente, meninas, esse é o maior mito de todos. Acontece o seguinte: quando os pelos são cortados e não tirados pela raiz, quando nascem ficam pontiagudos, dando a impressão de estarem mais grossos. Outra explicação consiste no crescimento do pelo, determinado pelo que há por dentro, genes e hormônios. A maior parte cresce aproximadamente 0.6 cm por mês e isso é um sinal de que seu corpo está sadio e que faz o que deve fazer.

2. Depilação com cera causa flacidez na pele.

Mito. A flacidez é a falta de tonicidade da pele gerada por fatores genéticos, ambientais e de maus hábitos, como falta de exercícios físicos. A depilação não altera o tônus da pele, pois este processo é superficial.

3. Se eu passar o aparelho várias vezes pelo mesmo lugar, terei uma depilação mais rente.

Quem disse isso não entende nada de depilação! O que pode acontecer é irritar a pele mais rápido. Se você tem problemas com as zonas ásperas ou com o pelo grosso, talvez seja hora de mudar a lâmina.

4. A cera quente faz os vasinhos das pernas se romperem e pode causar varizes.

De jeito nenhum. Quando aplicada, a cera quente tem ação superficial e as veias ou microvasos ficam localizados muito abaixo da hipoderme, onde os efeitos da cera não podem chegar. Ou seja, pode continuar fazendo a depilação numa boa!

5. Reutilizar a cera quente é inofensivo

Mito. Reutilizar cera depilatória, utilizando o processo de fervura, não mata bactérias mais resistentes. Por isso, fique sempre atenta se o local onde você vai se depilar usa a mesma cera nas clientes.

6. Depilar com cera evita pelos encravados.

Ao contrário, gata. Embora a aplicação de cera mantenha as pernas suaves, também pode causar pelos encravados. Não importa qual método você prefira, pois a melhor forma de evitá-los é começar com uma pele limpa e esfoliada.

7. Posso pedir emprestada a lâmina do meu namorado?

Não é higiênico. Além disso, as lâminas de depilação femininas estão desenhadas especialmente para suas curvas. Simplesmente leve com você uma lâmina de depilação descartável.


Por Natália Farah

Comente

Assuntos relacionados: pele corpo depilação técnica