Depilação com lâmina: solução para pelos encravados

Depilação com lâmina solução para pelos encravados

Foto: Rick Gomez/Corbis

Por mais que existam no mercado estético técnicas de depilação que garantam até 95% dos pelos arrancados e crescimento após 3 ou 4 semanas, tem mulher que não abre mão da velha e boa lâmina. É inegável a praticidade e economia que o método proporciona, embora tenha desvantagens.

Uma delas é não arrancar o pelo na raiz e o processo tenha que ser repetido depois de três ou quatro dias. Fora que você corre o risco de se cortar caso não saiba usá-la com cuidado.

Agora o fato que a lâmina engrossa os pelos, segundo especialistas, é mito. Quando a lâmina passa no pelo, o fio se torna pontudo, dando a impressão de estar mais grosso.

A lâmina também não costuma provocar encravamentos, portanto, quem sofre com esse problema deve considerar a opção de tempos em tempos. Como o método não arranca os pelos da raiz, não prejudica o crescimento deles.

E se você continua adepta da lâmina de barbear, ou em algum momento se rendeu a essa forma de depilação, siga algumas recomendações e fique linda!

• O banho é o lugar ideal para usar a lâmina, porque o calor dilata os poros e facilita o trabalho;

• Aplique um creme de depilação ou de barbear no local desejado. Evite xampus, condicionadores, sabonetes ou pomadas. Como os poros estão dilatados, tornam-se porta de entrada para qualquer substância e você corre o risco de ter uma alergia daquelas;

• Invista em lâminas novas periodicamente;

• Diferentemente da depilação com cera, use a lâmina no sentido em que o pelo cresce. Por exemplo: se os pelos nascem na virilha e crescem em direção a coxa, é nessa direção que a lâmina deve passar. É justamente ao contrário que favorece o encravamento, aquelas bolinhas vermelhas;

• Use água fria para fechar os poros. Em seguida, seque bem a pele e aplique uma pomada protetora;

• Lembre-se de ficar longe do sol, pelo menos, por 30 minutos. No caso, recomenda-se tirar a pomada.

• Prefira antitranspirantes que contenha, na composição, creme hidratante. Assim, você protege e hidrata a região e diminuiu os danos causados pela depilação.


Por Natália Farah

Comente