Cuidados na compra de produtos de beleza

Cuidados na compra de produtos de beleza

Cosméticos, perfumes, esmaltes para unhas, cremes e outros produtos que prometem beleza e juventude fazem parte do sonho de consumo do grande público feminino. O que muitas mulheres não sabem, porém, é que se não tomarem certos cuidados na hora da compra, além do prejuízo, correm o risco de levar para casa sérios problemas de saúde. Por isso, órgãos de defesa do consumidor de grandes cidades brasileiras alertam para os cuidados básicos a serem tomados pelas mais vaidosas.

De acordo com o Procon de São Paulo, o consumidor não se deve deixar levar pelas promessas milagrosas de algumas publicidades, que nem sempre espelham a realidade. Além disso, é preciso pesquisar, pois muitas vezes preços mais altos e embalagens luxuosas não significam, necessariamente, melhor qualidade. Vendedores de cosméticos ambulantes? Fuja! Você corre perigo em comprar produtos sem registro, armazenados em condições inadequadas e sem nota fiscal.

Quando for adquirir produtos de beleza e higiene pessoal, procure no rótulo as informações como número do registro do Ministério da Saúde, data de validade, precauções, cuidados especiais e esclarecimentos sobre os riscos decorrentes do manuseio inadequado, dados da composição, a finalidade do produto e as instruções de uso ou aplicação.

Os produtos importados, artesanais, naturais ou exóticos devem apresentar estas mesmas informações, em língua portuguesa. Itens para alisar ou tingir cabelos, depilar, bronzear, maquiar podem conter substâncias capazes de provocar irritações na pele ou nos olhos de determinadas pessoas. Faça o teste recomendado.

Leia também - Cosméticos veganos!

Por Adriana Cocco

Comente