Cuidado com o corpo, mas sem exageros!

Exageros nos cuidados com o corpo

Cuidar do corpo é fundamental, não só por razões estéticas mas principalmente em função da higiene e da vida saudável. Mas todo cuidado tem limite. Excessos podem fazer mal ao invés de bem.

Saiba quais são os principais exageros em cuidados com o corpo que você talvez esteja praticando e não sabe:

Limpeza do rosto em excesso - lavar o rosto muitas vezes ao dia pode prejudicar a pele. A oleosa produz mais óleo e ganha cravos, a seca tem mais ressecamento e ganha rachaduras e a mista sofre as duas consequências.

O ideal é que a limpeza seja feita com um sabonete para específico para o seu tipo de pele. Se estiver oleosa demais, use apenas uma vez ao dia um esfoliante facial com microesferas de polietileno. Se a sua pele for seca, aplique antes de dormir uma emulsão de limpeza sem enxágue para eliminar a sujeira.

Já para quem tem pele mista, deve-se lavar o rosto apenas pela manhã e à noite. Na primeira vez, finalize com tônico e complete borrifando água termal.

Esfoliar demais o corpo - a esfoliação corporal ajuda a amaciar a pele, porém deve ser feita com moderação. Para quem tem a pele do corpo normal, pode ser feita duas ou três vezes por semana.

Para quem tem pele seca, o procedimento deve ser realizado semanalmente.

Se você exceder essa recomendação, em vez de ter benefícios, estará sujeita ao efeito rebote, ou seja, a pele fica rachada e mais seca, já que a barreira de proteção natural da sua pele vai ser prejudicada, abrindo espaço para as radiações solares penetrarem de forma mais agressiva.

Lixar os pés demasiadamente - quem lixa os pés para retirar excesso de pele que muitas vezes não há, corre o risco de ter uma descamação excessiva, em virtude desse hábito abrasivo.

Lixar é positivo, mas de maneira leve e controlada. Se a pele entender que está sofrendo uma agressão, irá se proliferar e ficar cada vez mais grossa. O ideal é que o procedimento seja realizado durante o banho, com a pele ensaboada e amolecida. E os movimentos devem ser leves e circulares, assim como a esfoliação corporal.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: pele dicas corpo cuidados excesso exageros