Cosméticos e tratamentos estéticos na gravidez

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Confira respostas para as dúvidas mais frequentes quando o assunto é cosmeticos e tratamentos estéticos durante a gravidez:

1- Estou ficando com manchas no rosto e na barriga, que tipo de tratamento posso fazer?

Pode usar cremes clareadores formulados por dermatologista que não contenham ácido retinoico ou hidroquinona. A fórmula pode ter ácido kójico,ácido azelaicoe arbutim em baixas concentrações.Pode ser usado na face cremes com vitamina C. Usar sempre protetor solar com proteção ultravioleta A e B (UVA/UVB)

2- Posso fazer peelins?

Somente peeling de cristal ou diamante. Os peelings químicos (ácido retinoico, ácido tricloroacético, etc..) estão contra indicados na gravidez e amamentação.

3- Quando posso tingir o cabelo? Posso fazer escova progressiva?

A partir do 2º trimestre da gravidez podem ser usadas as tinturas permanentes e as tonalizantes. Escova progressiva, alisamentos e permanente nos cabelos estão proibidos.

4- Maquiagem e esmaltes de unhas podem ser usados?

Podem ser usados,sem restrições.

5- Meu creme para rosto contém DMAE na fórmula, posso continuar usando na gravidez?

Não. O DMAE, ácido retinoico e hidroquinona não podem ser usados.

6- Faço depilação com cremes depilatórios, posso continuar?

Cremes depilatórios, descolorantes de pêlos e laser para depilação estão proibidos. Faça a depilação com lâmina ou cera.

7-A drenagem linfática corporal está indicada?

A drenagem linfática é ótima para aliviar as dores nas pernas causadas pela retenção de líquidos na gravidez. Alguns cuidados devem ser tomados como:evitar a drenagem do abdômen e não usar cremes corporais com Nicotilato de Metila e/ou Cafeína.

8- Minha acne piorou, é normal?

A acne piora no 1º trimestre da gravidez, por causa do aumento do hormônio progesterona. Pode ser tratada com antibióticos específicos orais e tópicos, sabonete liquido com ácido salicílico em baixas concentrações.


9- Como faço para prevenir estrias e tratar as que já apareceram?

Use hidratantes potentes formulados com óleos (amêndoas, semente de uva, rosa mosqueta, etc), ácido lático.Uréia não deve ser usada. Pode fazer peeling de cristal, se as estrias não forem no abdomem. Manter o peso adequado (variações grandes de peso,favorecem o aparecimento de estrias)

A Dr. Daniela Graff é dermatologista, colunista sobre saúde da pele.
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente