Corra mais - 8 dicas para você treinar melhor

Corra mais  8 dicas para você treinar melhor

Foto: Laura Doss/Corbis

Para quem está pensando em aderir à corrida como atividade física para entrar em forma no verão, saiba que para correr não basta só colocar shorts, camiseta e tênis. É preciso preparar o corpo e prestar atenção em alguns detalhes que fazem toda a diferença na saúde e no desempenho durante o treino.

Na rua ou na esteira, não importa sua preferência, correr é uma atividade física democrática, pois possui baixo-custo, além de ser super fácil de ser iniciado. Se você está querendo reduzir medidas, o exercício é ideal. Por isso, nós separamos oito dicas para você correr melhor e garantir um treino muito mais eficaz.

Como começar - Se estiver por longo tempo inativo, pode iniciar caminhando nas duas primeiras semanas. Após este período, alterne caminhada com corrida e, a medida que for ficando fácil, aumente a corrida e diminua a caminhada. O aconselhável é o treino em dias alternados, ou seja, um dia de treino e no dia seguinte, descanso. O tempo mínimo de descanso deve ser de um dia e o máximo, de dois dias.

Não se esqueça dos braços! - A posição dos braços também é muito importante na hora da corrida. Deixe os antebraços paralelos ao solo, em um ângulo de 90º em relação ao seu corpo. Esta é a posição ideal durante a prática. Só mude a posição dos braços na subida, para o corpo ganhar mais equilíbrio.

A roupa certa - Para correr melhor e evitar lesões invista em duas coisas: um bom top e um bom tênis. O top certo para o seu corpo dá um suporte específico para a musculatura dos seios. Já o tênis deve ser escolhido de acordo com a pisada, que são três tipos: a pronada, para os corredores que pisam com o pé para dentro, mais com a parte interna do pé; a neutra, caracteriza a pisada normal; e a supinada, para fora com ênfase no apoio da parte de fora do pé. Em muitas lojas especializadas em esporte é possível fazer o teste para saber qual é a sua pisada.

Coma bem e não se esqueça da água - Para fazer uma boa corrida, você precisa treinar, se dedicar e, também, ter uma boa alimentação. Portanto, nos dias antes da prova, faça uma dieta especial comendo bastante frutas, legumes e verduras - alimentos ricos em carboidratos (massas, batata, arroz) também são bem-vindos. Além disso, mantenha-se bem hidratada, é muito importante ingerir bastante líquido nesses dias.

Use filtro solar, sempre! - Correr em um dia ensolarado é bem mais gostoso, mas não esqueça de passar o filtro solar, não só no rosto, mas no pescoço, ombros (se correr de regata), braços e pernas (se estiver de shorts). O boné, óculos escuros e protetor labial também são ótimos aliados.

Aposte nos abdominais - Os exercícios abdominais são de grande importância na manutenção da postura correta durante a corrida de rua. Somando o quadrado lombar e os músculos estabilizadores da coluna forma-se o núcleo do corpo, região que, se bem fortalecida, irá proporcionar ganho de eficiência, economia de energia e consequentemente melhora de desempenho.

A bicicleta é uma ótima aliada - Além de ser uma delicia, pedalar ajuda a fortalecer as coxas e a aumentar a capacidade do seu joelho para amortecer o impacto da corrida. Experimente alternar entre a corrida e a bicicleta durante os seus dias de treino.

Não dispense a musculação - A musculação é fundamental para melhorar seu rendimento na corrida assim como prevenir o aparelho locomotor de possíveis lesões. De duas a três vezes por semana é a frequência mais indicada para quem corre - isto vai variar de acordo com seu volume de treino.

Por Paula Perdiz

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