Como usar e escolher a lixa certa

Como usar e escolher a lixa certa

Muita gente acha que lixa de unha é tudo igual. Mas a verdade é que existe um tipo de lixa para cada tipo de unha. Isso mesmo, lixa fina, grossa, de vidro, de metal... cada lixa exerce uma função específica de acordo com o seu tipo de unha: mais fina, mais grossa ou mais quebradiça.

Por essa razão é importante escolher a lixa, já que esse é o primeiro procedimento para quem quer deixas as unhas mais bonitas e fortalecidas.

Lixa fina - A lixa fina é recomendada para fazer pequenos ajustes e também para modelar as unhas das mãos. Tem baixo custo e sua durabilidade é curta. Atenção, porque elas devem ser usadas apenas uma vez, pois o pózinho branco que sai da unha se acumula na lixa e torna propício o surgimento de bactérias e fungos tornando perigoso seu uso posterior. Por isso é muito utilizado por manicures.

Lixa grossa - A lixa mais grossa é abrasiva, desgasta mais o comprimento e é perfeita para trabalhar as unhas dos pés. Mesmo sendo utilizada com leveza, retira uma camada muito importante que une as lâminas da unha, tornando-as mais pré-dispostas a descamação, fissuras e quebras. O acabamento sempre tem de ser feito com a lixa mais fina, para que a rebarba que fica seja retirada.

Lixa com quatro lados - Cada face exerce uma função: lixar, remover saliências, dar polimento e brilho. Ótima para quem está sem tempo para pintar a unha, pois dá um efeito de base passada, como se tivesse pintado a unha.

Lixa de metal - Costuma ser boa somente para emergências, como retocar unhas lascadas. Higiênica, ela pode ser lavada e tem ótima durabilidade.

Lixa de vidro ou cristal - São caras, mas oferecem um acabamento melhor, pois não deixam nenhuma rebarba. Esse tipo de acessório também dura mais e pode ser lavado. Tem uma superfície bem mais fina e suave que as outras lixas. Por ser suave, não destrói a camada que une as lâminas da unha, por isso mesmo, o risco de causar o descolamento é praticamente nulo. O acabamento que deixa nas unhas é perfeito, não sendo necessário o uso de uma lixa mais fininha.

Lixa polidora - é uma lixa com três fases. É ideal para imperfeições, polir a superfície das unhas naturais e prepará-las para o uso de unhas postiças e esculpidas. Lixa lavável.


Por Jessica Moraes

Comente