Como tratar as assaduras das axilas?

Como tratar as assaduras das axilas

Foto: I Love Images/Corbis

Ela é mais comum no verão e não se restringe a bebês e pessoas mais gordinhas. Estamos falando das assaduras. A medicina identifica-a por um nome mais complicado: miliária rubra, ou seja, uma dermatite inflamatória aguda causada pela obstrução dos dutos excretores das glândulas sudoríparas. Difícil, não é?

Mas na prática, funciona assim: quando esse caninhos entopem, o suor não tem por onde sair. É nesse estágio que se formam as inflamações na pele que incomodam muita gente. No corpo, as assaduras mais comuns aparecem em regiões onde há dobrinhas, como as axilas, virilhas, tronco e pescoço.

Umidade e suor

Em adultos, as causas mais prováveis são o suor, a umidade, a falta de higiene adequada e o atrito constante da pele quando raspa excessivamente contra a própria pele ou tecido da roupa. Surge, então, a vermelhidão, que pode arder, descamar e até sangrar.

Com a pele irritada, a umidade salgada do suor aumenta ainda mais a sensação de queimadura e dor. Na hora do banho, o contato com a água quente e o sabonete trazem mais ardência, coceira e incômodo ao local machucado.

Dá para seguir algumas regrinhas no dia a dia para se livrar do transtorno da assadura, como usar desodorantes antitranspirantes com hidratantes na formulação, nas axilas, e secar bem a região antes de se vestir.

As pomadas de assadura com óxido de zinco também são ideais para combater o problema, bem como o uso de cremes antialérgicos à base de corticóides, indicados em casos mais graves. E se ela persistir por mais de sete dias, procure um médico, pois pode ser um sinal de inflamação.

Anote abaixo outras dicas e ficar linda em qualquer estação do ano!

• Evite cremes e loções com fragrância e óleo mineral, pois eles entopem ainda mais as glândulas de suor e agravam o problema;

• Evite usar roupas de tecidos sintéticos. O algodão é a melhor opção para absorver suor;

• Esfolie seu corpo diariamente para retirar células mortas e abrir os poros, usando esfoliantes a base de açúcar. Cuidado para não esfregar muito a pele, pois assim você agrava ainda mais as feridas;

• Use compressas de água fria no fim do dia;

• Não tome banhos muito quentes;

• Não use roupas muito apertadas;

• Cuidado com o uso de pós e talcos no verão, pois podem agravar ainda mais as assaduras;

• Não use duas vezes a mesma blusa, evitando a proliferação de bactérias e fungos;

• Use protetor solar, pois o efeito dos raios UV agravam as assaduras;

• Sempre fique em ambientes bem-ventilados e arejados.


Por Natália Farah

Comente