Como prevenir a tratar queimaduras de sol?

Dermatologista dá dicas para não prejudicar a pele no verão
queimadura de sol

Foto: iStock/07photo.

Qualquer pele mais sensível é capaz de sofrer com um pouquinho de sol, que seja. Aí, no desespero ou até mesmo na falta de uma farmácia equipada com produtos adequados para queimaduras de sol, as pessoas apelam por receitas caseiras que prometem aliviar a vermelhidão e refrescar a região. Mas nem sempre essa solução é, de fato, uma solução. 


Segundo Lívia de Andrade Bessa, do Centro Dermatológico Giovanni Bojanini, não existem receitas caseiras altamente eficazes contra queimadura solar. “Se for uma queimadura leve (vermelhidão), a indicação é compressas de chá de camomila. A camomila possui propriedades calmantes e cicatrizantes que ajudam a diminuir o desconforto causado pela queimadura”, explica a especialista. 

E preparar a compressa é bem fácil.  Faça o chá e deixe na geladeira até gelar e depois faça compressas com gaze ou pano limpo no local desejado. Banhos com água mais fria e sem uso de sabonetes também ajudam. Lembre-se sempre de ingerir muita água e hidratar a pele com cremes hidratantes. E claro, evite tomar sol na região novamente. 

queimaduras-sol

Foto - Shutterstock

Lívia explica que existem remédios e produtos específicos para queimadura de sol, mas em casos mais graves, eles devem ser receitados por um especialista. “Usar uma ‘pomadinha’ que você tem em casa pode piorar o quadro. Também não se deve usar nada sem recomendação médica”, finaliza.

Por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: queimaduras solares Thamirys Teixeira