Como funciona o processo de hidratação na pele

Tire suas dúvidas e hidrate-se cada vez mais!
Como funciona o a hidratação na pele

A pele é formada por três camadas: a parte externa (epiderme), a intermediária (derme) e uma interna, mais profunda (hipoderme). Cada uma destas camadas tem funções e características específicas. A água que vem na circulação sanguínea atravessa as diferentes camadas da pele e se evapora no meio ambiente.

Se o fluxo de água de dentro para fora do corpo é muito intenso, pouca água fica retida na pele, podendo torná-la seca, áspera, com rugas finas e com uma sensação de repuxamento.

Uma pele naturalmente hidratada deve reter uma boa quantidade de água na epiderme e na derme. Por essa razão, a hidratação dérmica é feita pelos ativos contidos nos cosméticos, através de seus mecanismos de ação, que a dermatologista Carla Albuquerque descreve a seguir:

Oclusão: Promovido por ingredientes emolientes, que formam um filme sobre a pele impedindo a perda de água (vaselina, lanolina,óleos minerais e vegetais, manteiga de karité, ceramidas).


Umectação: Mantém a pele naturalmente umedecida, por aplicação de substâncias que retêm água na superfície da pele (glicerina, sorbitol, propilenoglicol).

Hidratação ativa: Oferecida por ativos que tem a capacidade de penetrar na epiderme e reter água nas camadas mais profundas da mesma, como os constituintes do fator de hidratação natural (NMF Natural Moisturizing Factor), ureia, lactato de amônio.

Tire todas as suas dúvidas sobre depilação. Confira a conversa da blogueira Juliana Goes com a dermatologista Irina Afonso sobre remoção de pelos:  

Por Jessica Moraes

Comente