Como evitar os pelos encravados?

Como evitar os pelos encravados

Foto: Image Werks/Corbis

Na lista de itens para o bem-estar do corpo inclui-se a depilação. Faça chuva ou sol, as mulheres apostam em diversas técnicas para retirar aqueles pelinhos indesejáveis das axilas, buço (o famoso bigode) virilha e pernas. As ceras quentes e frias lideram essa lista porque extraem o pelo pela raiz, que demora mais para crescer.

Além de doer mais, outro ponto negativo desse método consiste na formação de pelos encravados, aquelas bolinhas que se formam dias depois de arrancá-los. A razão para isso acontecer é simples: quando ele vai tentar sair para a superfície através dos poros, encontra uma barreira que é a nova camada de queratina (proteína fibrosa que protege a parte externa da pele), e por isso o pelo encurva-se e penetra novamente na pele.

Ação inflamatória

O processo gera uma ação inflamatória mais conhecida como pseudofoliculite. O problema é facilmente percebido na pele, pois a região afetada forma lesões avermelhadas, inflamatórias, endurecidas e muitas das vezes acompanhadas de pus por causa da contaminação bacteriana.

Outro fator que causa os pelos encravados é o atrito com roupas muito justas. As áreas que ficam constantemente tampadas, como as axilas e virilha, têm maior tendência dos pelos ficarem enfraquecidos. Não conseguem sair para a camada externa da pele e curvam-se causando a inflamação.

Veja algumas dicas para evitar que os pelos encravem:

Faça esfoliação

A esfoliação é imbatível porque remove todas as células mortas da pele deixando-a mais fina e facilitando a saída dos pelos. Mas é importante ressaltar que este procedimento não é recomendado para todas as pessoas, pois em alguns casos a esfoliação pode irritar a pele.

Alterne os métodos de depilação

Alternar as depilações, ou seja, fazer uma depilação com lâmina e depois com a cera e até mesmo com a linha egípcia pode ser uma saída. A prática permite que você descanse a pele da irritação causada pela cera, possibilitando que o pelo cresça mais forte.

Evitar roupas apertadas

Evite usar calças muito apertadas. Isso ajuda na diminuição dos pelos encravados.

Depilação sempre no sentido dos pelos

Independentemente da técnica utilizada, o recomendado é que seja feita no sentido do crescimento dos pelos para que a agressão seja menor.

Depilação a laser

Invista na depilação a laser. Embora tenha um custo elevado, é a melhor maneira para acabar com os pelinhos encravados.

Hidratação é fundamental em todas as partes do corpo!

Mantenha hidratadas as regiões que têm mais tendência de ter pelos encravados, pois a hidratação vai manter a pele mais fina e o pelo sairá com mais facilidade.


Por Natália Farah

Comente