Como escolher e usar o protetor solar da forma correta

Descubra o filtro ideal para o seu tipo de pele e como aplicar corretamente
protetor solar

foto reprodução: We Heart

Protetor solar não é só passar e pronto. É preciso saber escolher o produto certo para o seu tipo de pele e saber passar da maneira correta. Dessa forma sim, você estará prevenida contra os danos causados pela radiação solar. Critérios a serem levados em conta na hora da escolha:

Fototipo – as peles são classificadas em três categorias de fototipo: as mais clarinhas e sensíveis, que exigem um filtro solar com FPS 60 ou mais; as mais morenas, que devem usar, pelo menos, filtro com FPS 30 e as peles mais escuras, que podem usar filtros abaixo do FPS 30. Mesmo assim sem descuidos.


Tipo de pele – peles oleosas pedem protetores com textura oil free, enquanto peles secas podem optar por protetores cremosos sem problemas.

A facilidade para espalhar no corpo é fundamental. É só imaginar ter que passar de duas em duas horas um protetor que não desliza facilmente na pele. Aí já rola aquela preguiça de aplicar, né? Mas não pode deixar de usar.

Já quem prefere usar protetores em versão spray deve ter mais cuidado ainda e aplicar em quantidades maiores e com mais frequência.

Como aplicar

Os dermatologistas são enfáticos: o protetor solar deve ser aplicado em todas as áreas expostas (inclusive nas axilas).

Aplique quinze minutos antes de sair de casa duas camadas do produto em todo o corpo ou uma colher de chá para rosto, cabeça e pescoço; duas colheres de chá para frente e trás do torso; uma colher de chá para cada braço e duas colheres de chá para cada perna. Depois de duas horas, ele precisa ser reaplicado novamente.

Gostou? Para saber mais sobre como se prevenir contra os efeitos do sol a blogueira Juliana Goes a convite da Dove e do portal VilaMulher, conversou com a dermatologista Irina Afonso para te dar dicas preciosas sobre como se proteger contra as manchas de sol. Vem ver:

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: protetor solar cuidados com a pele verão