Como cuidar da pele em cada faixa etária

Como cuidar da pele em cada faixa etária

Foto: Dreamstime

A cada ano que se passa nossa vida muda, nosso corpo e nossa pele também passam por transformações. Quando temos 15 anos de idade, podemos comer um pouco mais e não engordamos, podemos tomar sol e não ganhamos rugas e ainda conquistamos um bronzeado perfeito. Porém, na medida em que envelhecemos, precisamos selecionar melhor o que comemos, nos proteger mais do sol e ainda adotar o padrão de beleza da pele sem bronzeado. Também é bom lembrar que a pele aos 15 anos é oleosa e com espinhas, mas, aos 50, será seca e sensível.

Por isso, é muito fácil perceber que, à medida que envelhecemos, as características da pele mudam e os cuidados que devemos ter com ela também. Confira abaixo um breve guia que preparamos com as características e os cuidados essenciais para pele em cada uma das suas fases de vida:

Pele 15+

- Características: nesta idade, também chamada de puberdade, a pele é oleosa, com brilho excessivo, mais espessa e com tendência a cravos e acne.

- Como cuidar: esfoliação diária, sabonetes específicos para peles oleosas, loções adstringentes à base de zinco e ácido salicílico que reduzem a oleosidade e mantém a pele mais fina, loções matificantes à base de sílica, hidratantes leves e livres de óleo e filtros solares com baixo FPS - em torno de 15.

- O que evitar: sabonetes agressivos e que desengordurem demais, loções à base de álcool, hidratantes pesados e gordurosos, excesso de maquiagem e filtros solares excessivamente oleosos.

Pele 20+

- Características: fase em que saímos da adolescência e a oleosidade excessiva da pele tende a se normalizar. Como ainda é uma pele jovem, não se pode visualizar as rugas e as manchas.

- Como cuidar: esfoliação de duas a três vezes por semana, sabonetes com pH fisiológico, loções tonificantes à base de glicerina que hidrata sem causar mais oleosidade, loções hidratantes leves não apenas no rosto, mas no corpo todo, maquiagem mineral que é mais leve e menos gordurosa e filtros solares com médio FPS - em torno de 20.

- O que evitar: cremes gordurosos, maquiagens pesadas à base de óleo mineral e filtros solares muito oleosos.

Pele 30+

- Características: nesta idade, já podemos dizer que a pele está amadurecida e os primeiros sinais do envelhecimento como rugas, linhas de expressão e manchas já podem ser visíveis a olho nu. A oleosidade diminui e a pele do rosto se torna mista.

- Como cuidar: esfoliação duas vezes por semana e não mais do que isso, sabonetes neutros e com pH em torno de 7,0, loções tonificantes contendo vitaminas antioxidantes que tonificam a pele e ajudam a combater os radicais livres, loções hidratantes equilibrantes que hidratem as áreas secas sem deixas a zona T gordurosa, sempre maquiagem mineral e filtros solares com FPS médio-alto - em torno de 30 - e ainda que contenham antioxidantes como a vitamina E.

- O que evitar: produtos formulados para peles mais velhas, pois geralmente são mais carregados em óleos e nesta idade ainda pode aparecer acne.

Pele 40+

- Característica: esta é a idade do amadurecimento definitivo da pele que já começa a sofrer as consequências de todo o sol que tomamos em nossa vida e da queda nos hormônios sexuais, o que a torna mais seca e com sinais mais visíveis de rugas, manchas, linhas de expressão e flacidez.

- Como cuidar: esfoliação uma vez por semana, sabonetes hidratantes, cremes e óleos de banho, loções tonificantes contendo extratos tonificantes mais potentes que ajudam a combater as rugas e a flacidez, loções hidratantes e cremes noturnos com vitamina C que atuam nas rugas e também nas manchas escuras, maquiagem ligeiramente mais pesada para disfarçar melhor a as rugas e filtros solares com FPS alto - em torno de 45 - e ainda que contenham agentes antirrugas.

- O que evitar: produtos leves demais como aqueles hidratantes oil-free formulados para peles mais jovens e sol, pois ela se mancha com extrema facilidade.


Pele 60+

- Características: nesta fase da vida a pele já sente os sinais mais intensos do envelhecimento e as rugas são mais profundas, as linhas mais proeminentes e as manchas e a flacidez já são visíveis tanto no rosto como no corpo.

- Como cuidar: esfoliação uma vez por mês, mas de preferência as esfoliações realizadas nos consultórios médicos onde são usados ácidos mais potentes, sabonetes nutritivos à base de manteiga de karite, cremes e óleos de banho, loções tonificantes contendo lipídeos essenciais como o ômega-3 e o ômega-6 que hidratam em profundidade e cremes noturnos à base de retinol que atuam de modo semelhante ao ácido retinóico promovendo uma intensa renovação celular e estímula da produção de novo colágeno e elastina. Os filtros solares precisam oferecer proteção altíssima com FPS em torno de 60.

- O que evitar: nesta idade a pele não gosta de sol e também não gosta de sabonetes comuns, pois está fina e muito seca.

Professor Maurício Pupo - cosmetólogo, presidente do IPUPO Pós-Graduações e coordenador científico da Pós-Graduação e MBA em Cosmetologia do IPUPO. Editor Chefe da CI Cosmetic Ingredients Magazine. Mais sobre o autor em: http://www.ipupo.com.br

Comente