Campanha da Dove ajuda a levantar a autoestima através de "selfies"

Selfies

Foto: Divulgação

Você é bonita, sim. Do seu jeito, com suas peculiaridades. É o que a nova campanha da Dove veio mostrar. Aproveitando a moda das aclamadas "selfies", a marca reuniu alunas de uma escola em Berkshire, na Inglaterra, e as desafiou a tirar fotos procurando ressaltar os traços que menos gostam em si mesmas.

O projeto virou um curta-metragem de 8 minutos, dirigido por Cynthia Wade, vencedora do Oscar de Melhor Documentário em 2007. No vídeo é possível acompanhar a dificuldade que as meninas encontraram em se autoclicar. Uma reclama do cabelo armado, outra da bochecha rosada. Todas procuram o melhor ângulo para esconder um defeito.

Com a ajuda da fotógrafa Michael Crook, as garotas aprenderam a ter uma nova percepção daquilo que são e do que definem como bonito. Em certo momento, a profissional comenta que muitas das inseguranças que trazemos vêm como herança de nossas mães. Então, sugere que as filhas levem o desafio para casa. Dessa forma, as matriarcas também participaram do projeto e fizeram seu próprio autorretrato - não sem reclamar menos. "Odeio minhas rugas!"

Por fim, as fotos foram parar em uma exposição em que os convidados receberam post-its coloridos para grudar nas imagens com comentários. "Lindo sorriso". "Adorei seu cabelo". Diversas mensagens encorajadoras foram encontradas pelas artistas mirins.

Dessa forma, elas perceberam que o traço considerado por elas como "feio", diferente dos padrões da beleza, é na verdade o que as deixam bonitas!

Segundo a Universidade de Harvard, a influência das redes sociais é maior do que a de jornais, filmes ou músicas, deixando claro que somos nós, a partir de agora, que definimos o que queremos ser. Por meio das selfies, as garotas e mulheres descobriram que têm o poder de redefinir o conceito de beleza. Você é bonita, sim.

Confira o projeto completo no vídeo abaixo e inspire-se.

Por Alessandra Vespa (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: dove autoestima selfie nogolinkcontextual