Autoestima: mulheres com fibrose cística mostram sua beleza

As cicatrizes visíveis ou emocionais não impedem essas mulheres de serem belas. Veja fotos de diferentes casos de fibrose cística.
Salty Girls fibrose cística

©ianpettigrew

Autoestima é tudo! Sentir-se linda e viver com alegria deve ser privilégio de todas as mulheres. Para mostrar a beleza das mulheres com diferenças, um profissional de moda que sofre de Fibrose Cística (FC) resolveu revolucionar.

O fotógrafo Ian Pettigrew, de Ontário, no Canadá, estava trabalhando em seu livro de retratos sobre a FC. Durante o trabalho, ele notou que a quantidade de mulheres que sofrem com a doença é muito maior do que a de homens.

Para mostrar a beleza dessas mulheres e dar esperança às meninas que sofrem de FC, ele reuniu retratos inspiradores de 56 mulheres adultas sobreviventes da doença em um segundo trabalho chamado 'The Salty Girls Project'.

Mesmo com diferentes estilos - e histórias - de vida, essas mulheres mostram que a FC não as impede de serem felizes, completas e belas. O livro também é crucial para promover maior visibilidade à doença. Veja as fotos:

Salty Girls fibrose cística

©ianpettigrew

Salty Girls fibrose cística

©ianpettigrew

Salty Girls fibrose cística

©ianpettigrew

Salty Girls fibrose cística

©ianpettigrew

A Fibrose Cística

A fibrose cística é uma doença hereditária, grave e ainda sem cura. Geralmente descoberta no teste do pézinho, a fibrose limita a expectativa de vida das pacientes drasticamente.  Ela é causada por um gene defeituoso, que faz com que o corpo produza uma espécie de muco, que se acumula nas passagens respiratórias dos pulmões e também no pâncreas.

No site da ONG Unidos Pela Vida, você encontra uma lista com centros de referência em tratamento da fibrose cística em todo o Brasil: abr.io/fibrose_cistica . Além disso, no Brasil, o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento gratuito.

Por Thamirys Teixeira

Comente

Assuntos relacionados: fibrose cística autoestima