As receitas caseiras de beleza têm eficácia?

As receitas caseiras de beleza têm eficácia

Quem nunca teve curiosidade de saber o resultado de uma receita caseira para a pele ou cabelos que atire a primeira pedra. Para tirar algumas dúvidas, o Vila Mulher foi perguntar para o dermatologista Gilvan Alves, do Centro Clínico Via Brasil, em Brasília, quais truques realmente funcionam.

Já ouviu falar que abacate é bom para hidratar? E duvidou disso? Gilvan explica que as frutas são ricas em vitaminas e, por consequência, ótimas para hidratação da pele e cabelos. Mas o médico deixa claro que, mesmo trazendo benefícios, o melhor mesmo é ingerir e não aplicar a fruta como componentes de um creme caseiro.

"A indústria farmacêutica tenta investir o máximo em produtos que já contenham as vitaminas necessárias para e pele e o cabelo. Portanto, o mais indicado é usufruir desses produtos que já possuem a quantidade necessária", sugere. "Mas é claro que a ingestão de frutas e verduras em dieta balanceada ajuda bastante, uma vez que as vitaminas passam pela corrente sanguínea, melhorando a aparência exterior", completa o especialista.

Agora, se você decidir usar e abusar das receitinhas caseiras, sem perguntar para um médico especializado, cuidado, principalmente no verão. Algumas delas podem prejudicar o corpo, ao invés de ajudar. "Em geral, as pessoas devem evitar o bronzeamento com produtos caseiros, uma vez que pode provocar a ‘fitofotodermatose’. Algumas substâncias de plantas, em contato com a pele, podem ter uma reação com o sol e a queimar", alerta Gilvan.


As fitofotodermatoses são lesões - que podem ser bolhas ou até queimaduras - provocadas pelo suco de algumas frutas em contato direto com o sol. São mais comuns com limão ou outras frutas cítricas como a laranja, a tangerina e o maracujá. Por isso que quando se come peixe na praia ou toma aquela caipirinha gelada é preciso cuidado redobrado. Nada melhor que um bom protetor solar e o acompanhamento de um profissional da saúde especializado. E passar coca-cola, margarina ou cenoura no corpo, para potencializar o efeito do sol, nem pensar!

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

Comente