Alimentos para prevenção da flacidez

Alimentos para prevenção da flacidez

A tão temida flacidez é um problema que aparece com a idade e afeta todas as pessoas já após os 30 anos de idade, aumentando progressivamente com o passar dos anos. Na região dos olhos, a flacidez da pele (chamada pelos médicos de "ptose") deixa as pessoas aquela expressão de cansaço. No rosto formam-se sulcos profundos e no pescoço forma a temível "papada". Isso sem contar quando afeta os braços, os seios e até a barriga e o bumbum, onde a deformação da pele pode ser ainda mais intensa. Aí então são gerados problemas estéticos graves e que muitas vezes levam a mulher a querer esconder o próprio corpo. Isto sem falar do estado emocional e a baixa auto-estima.

A pele fica flácida porque com o passar dos anos, pelo nosso modo de vida estressante e também por causa dos efeitos do sol e de certos alimentos que ingerimos, o seu teor de colágeno e elastina vai sendo constantemente reduzido. E uma boa maneira de combater a flacidez é então poupar o colágeno e a elastina sempre se protegendo do sol. Também é importante adotar um modo de vida mais tranquilo e saudável e balancear a alimentação, eliminando tudo que contribui para a destruição destas importantes proteínas e aumentando o consumo de tudo que as protege.

Confira os alimentos que devemos evitar e os alimentos que devemos comer para combater a flacidez:

Evite os alimentos:

- Açúcar, refrigerantes e todos os tipos de doces: O açúcar, presente em grande quantidade nestes alimentos, se transforma em radical livre, uma molécula muito perigosa, capaz de destruir o colágeno e a elastina da nossa pele, deixando-a flácida e enrugada. Por isso, se você quer ter a pele mais firme por mais tempo, evite ao máximo consumir estes tipos de alimento.

- Carne Vermelha: É outro alimento gerador de grandes quantidades de radicais livres altamente destruidores e perigosos tanto para a saúde como para a pele. Por ser mais rica em ferro, a carne vermelha é capaz de acelerar o processo de oxidação das proteínas da pele levando ao envelhecimento precoce e à flacidez.

- Bebidas alcoólicas: Outro alimento altamente gerador de radicais livres que destroem o colágeno e a elastina que dão sustentação para a pele. Evite-as!

Alimentos liberados:

- Aveia e cereais integrais: Na casca da aveia e em todos os cereais integrais, como o arroz e o trigo, está presente o poderoso mineral silício, um dos elementos mais importantes para a firmeza da pele. O silício atua diretamente no colágeno e na elastina estimulando sua fabricação e protegendo-os contra a destruição.

- Chá verde: Duas a três xícaras diárias de chá verde preparado na hora e sempre após as refeições são capazes de aumentar a firmeza e combater a flacidez da pele. O chá verde, e também seus similares (o chá branco e o chá vermelho) são riquíssimos em substâncias antioxidantes chamadas polifenóis que combatem os radicais livres que atacam o colágeno e a elastina da nossa pele causando a flacidez.

- Acerola: Esta é uma das frutas mais ricas em vitamina C do mundo. Além disso, possui betacaroteno e polifenóis antioxidantes. Mas tem que ser a fruta fresca ou congelada. Faça diariamente um suco com pelo menos 10 frutinhas batidas no liquidificador com água ou suco de laranja e beba logo em seguida para que nenhuma vitamina C se perca. Assim você estará ingerindo uma boa quantidade de vitamina C importantíssima para a fabricação da elastina e do colágeno que dão firmeza e sustentação à pele.

- Chocolate com 70% de cacau: Ao contrário dos chocolates comuns que são ricos em açúcar e gordura e só servem para engordar, os chocolates com 70% de cacau são ricos em polifenóis mais poderosos que os do vinho tinto. Ele faz uma verdadeira limpeza dos radicais livres da nossa pele ajudando na proteção do colágeno e da elastina. E basta uma barrinha de 20 gramas diárias para que você possa usufruir desta delícia que ajuda a firmar a pele.

- Castanha-do-Pará: Apenas cinco unidades diárias já fornecem todo selênio, um dos mais preciosos minerais quando o assunto é saúde e beleza da pele, que precisamos para manter nosso colágeno protegido. Isso sem contar que também são ricas em ômegas-3 e 6 que firmam a pele por melhorar a hidratação de dentro para fora.


- Salmão: Você já deve ter ouvido falar no DMAE, uma das substâncias mais usadas nos cosméticos firmadores para combate da flacidez da pele, certo? Pois bem, o salmão é o peixe mais rico em DMAE seguido da sardinha. Comer salmão ao menos duas vezes por semana ajuda você a repor todo o DMAE que precisa para ter a pele muito mais firme e combater a flacidez. O DMAE do salmão age diretamente na musculatura fortalecendo áreas que os cremes comuns não conseguem atingir. Vale a pena o preço.

Professor Maurício Pupo - cosmetólogo, presidente do IPUPO Pós-Graduações e coordenador científico da Pós-Graduação e MBA em Cosmetologia do IPUPO. Editor Chefe da CI Cosmetic Ingredients Magazine. Mais sobre o autor em: http://www.ipupo.com.br

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