Alimentos e ações para combater a flacidez

Dicas para combater a flacidez

Sem dúvida, a flacidez da pele também depende daquilo que comemos, e não apenas dos cremes que usamos. As causas da flacidez, que afeta tanto a pele do rosto quanto a do corpo, são muitas: deficiência de proteínas na alimentação, excesso de sol, radicais livres e até a falta de exercícios que tonifiquem a musculatura que se encontra sob a pele.

Também chamada de "ptose", a flacidez afeta a pele da testa e da pálpebra superior, o que prejudica a aparência jovial dos olhos, e também afeta a pálpebra inferior, criando as bolsas que aparecem sob os olhos. Na bochecha, a flacidez causa ou agrava o temível "bigode chinês" e no pescoço forma as "papadas".

No corpo, a flacidez também faz os seus estragos. Ela afeta a pele dos braços e dos seios, deixando-os caídos e com aquela sensação de pele sobrando, além da barriga e do bumbum, principalmente nas pessoas que perdem muito peso depois dos 30 anos. Mas a questão é: existem recursos e alimentos que podem prevenir ou até reduzir este problema e dar um "up" na pele caída? Sim, existem, e vão desde exercícios específicos até alimentos deliciosos, confira:

Exercícios Físicos

Os exercícios ajudam no combate à flacidez, principalmente aqueles que fortalecem e alongam a musculatura como o Pilates e a Yoga. Temos que nos lembrar que debaixo da pele existe uma vasta musculatura que precisa ser exercitada que, está flácida, a pele automaticamente se torna flácida também. E neste quesito a Yoga, o Pilates e também a musculação podem fazer milagres, principalmente pela flacidez da pele do corpo. Para o rosto, há também a ginástica facial.

Cremes

Os melhores são aqueles à base de vitamina C e silícios orgânicos capazes de estimular fortemente a produção de nova elastina na pele flácida, o que confere firmeza e ajuda na redefinição do formato jovem da pele do rosto.

Massagens

As massagens realizadas nas clínicas de estética, associadas a aparelhos ou não, podem ajudar no combate à flacidez. Algumas técnicas de massagem, principalmente as de pinçamento, que consistem em dar pequenos e suaves "beliscões" na pele, são capazes de estimular a produção de elastina e devolver à pele flácida o aspecto firme e jovem, principalmente para a pele flácida do corpo, da barriga e do bumbum.

Alimentos Ricos em Proteínas

Sem proteínas não conseguimos sintetizar toda elastina para ter a pele firme e combater a flacidez. Portanto, caprichar nos alimentos mais protéicos é uma decisão muito inteligente. O único problema é que muitos alimentos que são ricos em proteínas são também ricos em gorduras que podem fazer mal à saúde, como é o caso da carne vermelha. Então, a solução é caprichar na proteína de soja e em outros alimentos de fonte vegetal, como a quinua e o amaranto, o feijão japonês ou azuki, as lentilhas, grão de bico e ervilhas. E para quem gosta do famoso whey protein, suplemento consumido pelos atletas, é a melhor e mais completa fonte de proteínas para a pele que existe. Tomar 30g desta proteína ultra concentrada diariamente irá manter a flacidez bem longe por muitos anos.

Alimentos Ricos em DMAE

O DMAE, sigla da substância dimetilaminoetanol, é uma das mais poderosas utilizadas nos cremes antiflacidez. O que você talvez não saiba é que existem alimentos que são muito ricos neste poderoso ingrediente firmador da pele e que seu consumo regular pode efetivamente fazer rejuvenescer anos em questão de semanas. O alimento mais rico em DMAE é o salmão. Comer um bom pedaço de salmão por dia pode literalmente acabar com a flacidez da sua pele. O DMAE foi descoberto pelo médico dermatologista americano Dr. Nicholas Periconne que submeteu um grupo de mulheres a uma dieta essencialmente à base de salmão e frutas frescas. Ao final do estudo, as mulheres experimentavam um notável e fantástico efeito lifting e rejuvenescedor da pele. Vale a pena lembrar que o salmão também é riquíssimo com outra substância milagrosa, o ômega-3, um lipídeo essencial e que protege nosso colágeno e nossa elastina da degradação, além de trazer inúmeros outros benefícios para a saúde.


Experimente mudar radicalmente seu modo de vida. Elimine os alimentos que você já sabe que fazem mal e troque por uma dieta saudável, rica em proteínas de boa qualidade, como o salmão e as frutas frescas. Adote a Yoga como seu exercício de rotina e procure no mercado um bom creme à base de vitamina C e silícios orgânicos. E, finalmente, diga adeus à pele flácida!

Professor Maurício Pupo - cosmetólogo, presidente do IPUPO Pós-Graduações e coordenador científico da Pós-Graduação e MBA em Cosmetologia do IPUPO. Editor Chefe da CI Cosmetic Ingredients Magazine. Mais sobre o autor em: http://www.ipupo.com.br

Comente