Alimentos bons e ruins para celulite

Alimentos bons e ruins para celulite

A celulite é talvez o problema de pele que mais aterroriza as mulheres. E não é para menos, pois chega a atingir mais de 90% delas e, além de começar muito cedo, já a partir dos 11 anos, tende a piorar com a idade. A pele afetada pela celulite é sempre mais desidratada e repleta de gordura que se acumula na forma de lóbulos profundos e que, ao deformar a estrutura original da pele, se transforma no já famoso "aspecto casca de laranja" com aparência bastante desagradável.

Além disso, por ser mais envelhecida, a pele com celulite é geralmente mais flácida trazendo à tona o segundo maior pesadelo das mulheres, a flacidez cutânea. Pensando nisso, as empresas não param de lançar cremes e loções cada vez mais poderosos para reduzir os depósitos de gordura, aliviando a celulite e melhorando o aspecto da pele. Eles estão cada vez mais potentes e eficazes, embora ainda não representem a "cura" deste mal que aflige quase todas as mulheres.

Então a pergunta que quase todos gostariam de fazer é: o que mais podemos fazer além de passar os cremes para ter uma pele definitivamente sem celulite? A resposta é simples: a celulite deve ser tratada também de dentro para fora através de uma dieta que complemente e potencialize o tratamento com os cremes. Confira os alimentos que "melhoram" e os que "pioram" a celulite.

Bons

Leite e derivados - por serem ricos em hormônios que vêm da vaca, atuam em sinergismo com os hormônios estrogênicos das mulheres e favorecendo o acúmulo de gordura sob a pele.

Carne - especialmente a carne vermelha, que é rica em ferro e em gorduras saturadas que aumentam os radicais livres que estão relacionados com a formação das microcicatrizes que causam o aspecto de casca de laranja.

Refrigerantes - não por causa do gás, como muitos pensam, mas por ser rico em açúcares que além de engordar causam destruição do colágeno e da elastina da pele agravando o envelhecimento relacionado à celulite.

Gordura Trans - é o tipo de gordura que mais se acumula na pele e principalmente na região das nádegas e da barriga agravando sensivelmente a celulite.

Sal em excesso - como todo mundo já sabe o sal quando consumido em excesso ajuda na retenção de líquidos e agrava o edema que sempre está associado com a celulite tornando a pele mais inchada e sua aparência ainda pior.

Chocolate comum - por ser muito rico em gorduras e açúcares que só servem para aumentar ainda mais os depósitos subcutâneos de gordura, podem agravar a celulite e piorar sua aparência.

Ruins

Brócolis - esta verdura é rica em substâncias chamadas 3-indol carbinol, que bloqueiam o efeito dos hormônios estrogênios sobre as células de gordura da pele, reduzindo o acúmulo gorduroso e consequentemente a celulite.

Salmão ou carne de peixes de águas geladas - por serem ricos em ômega-3, combatem a inflamação de todo o nosso corpo e da pele, inclusive as áreas afetadas pela celulite além de, no caso específico do salmão, possuírem o poderoso DMAE, responsável pela firmeza e rigidez da pele.

Chá verde ou chá branco - este último até mais potente que o primeiro, por ser riquíssimo em polifenóis antioxidantes que combatem os radicais livres e protegem as fibras de colágeno e de elastina da destruição causada pelos alimentos açucarados.

Óleo de oliva extra-virgem - o melhor tipo de óleo que existe para nossa saúde e pele, muito rico em antioxidantes naturais das azeitonas e em gorduras monoinsaturadas que removem a gordura "velha" que se acumula na pele com celulite e ainda ajuda a emagrecer e a perder barriga!

Suco de acerola - uma fruta muito abundante no Brasil e uma das mais ricas em vitamina C do mundo. A acerola, além de ser uma das maiores fontes desta vitamina, ainda possui propriedades diuréticas muito potentes reduzindo o edema da pele e o inchaço relacionado com os casos mais avançados de celulite.

Chocolate com 70% de cacau - graças ao elevadíssimo teor de antioxidantes, cinco vezes mais do que o encontrado no vinho tinto, é capaz de aumentar a circulação da pele e assim descongestionar os tecidos afetados pela celulite.


Professor Maurício Pupo - cosmetólogo, presidente do IPUPO Pós-Graduações e coordenador científico da Pós-Graduação e MBA em Cosmetologia do IPUPO. Editor Chefe da CI Cosmetic Ingredients Magazine. Mais sobre o autor em: http://www.ipupo.com.br

Comente